Tente não se impactar ao saber detalhes sobre a nova legislação que pode colocar um motorista na cadeia
E todos os motoristas brasileiros precisam estar atentos a nova Lei de Trânsito que já está valendo em todo o território nacional.
O fato é que, devido o descumprimento dessa nova Lei, muitos motoristas estão indo parar até mesmo na cadeia. Vamos entender melhor sobre o assunto?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para melhor entender, acontece que, desde o dia 27 de abril de 2023, entrou em vigor a nova Lei ela já está multando muitos motoristas.
Qual é a nova Lei de Trânsito que pode colocar motoristas atrás das grades?
Estamos falando da Lei 14.562/2023, que estabelece que veículos que circulam nas vias sem placa ou com número de chassi adulterado são considerados crime inafiançável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, esta Lei também é aplicada em veículos como reboques, semirreboques, carros elétricos e híbridos. Com isso, a placa e o número do chassi são fundamentais para identificar e rastrear os veículos.
Agora, além de contar com uma punição mais severa, os motoristas também podem ser multados com altos valores.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, confira os casos onde a nova Lei de trânsito é aplicada:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Adulteração da placa, usar fita isolante para esconder ou alterar o número;
- Remarcar ou adulterar os sinais identificadores do veículo;
- Adulterar o número do chassi;
- Conduzir veículos sem placa nas vias.
Vale dizer que, além de atingir os motoristas, essa lei também servem para aqueles que contribuam seja de forma direta ou indireta, para o licenciamento de veículos adulterados ou remarcados, dessa forma, eles também serão punidos.
Sobre as punições, se o ator ocorrer com finalidade comercial ou industrial, o responsável pode ser condenado a até 8 anos de prisão, além de não ter direito a fiança.
Sobre a multa, o valor para essa infração é de R$ 293,74. Ou seja, o melhor a se fazer, sem dúvidas, é sempre dirigir dentro da Lei.