O QUE ROLOU?!
Terror com peixe: Anvisa decreta proibição de popular por flagra grave e confirma retirada de prateleiras
18/06/2024 às 9h17
Produto essencial extraído do peixe acaba de tomar proibição da ANVISA após situação grave comprovada
No último dia 12 de junho de 2024, a ANVISA emitiu uma proibição que determinou retirada de produto cujo qual envolve um componente essencial e popular extraído do peixe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O decreto foi publicado através da RESOLUÇÃO-RE Nº 2.234, a qual atingiu a marca de suplemento alimentar de ômega 3 da Marca Airela – INDUSTRIA FARMACEUTICA LTDA
Informações equivocadas
O lote atingido foi de número 23C0185 e a medida foi motivada após um comunicado de recolhimento voluntário feito pela própria empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque a mesma fez um flagra grave ao se deparar com uma informação equivocada em seu rótulo.
Ainda de acordo com a resolução, os rótulos identificados apontavam como fabricante a empresa CATALENT BRASIL LTDA, que não é fabricante do produto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse tipo de situação não apenas apresenta um certo risco como aterroriza a empresa mencionada de forma equivocada, uma vez que qualquer irregularidade encontrada na qualidade do mesmo poderia recair sobre ela.
Importância do Ômega 3 e sua popularização
Para quem não sabe, o ômega 3 é um ácido graxo essencial, uma vez que ele não é produzido pelo corpo mas é fundamental para suprir carências nutricionais, auxiliando na manutenção de uma boa saúde.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alerta urgente no JN: Anvisa baixa ordem às pressas contra produto popular e comerciantes se desesperam
● Risco fatal: Eduardo Oinegue para Jornal da Band com proibição da ANVISA contra doce n°1
● Barata, pombo e nojeira: A interdição da Anvisa às pressas contra restaurante n°1
De acordo com o portal do Hospital do Exército, estudos apontam que o ômega 3, que como mencionamos é extraído do peixe em forma de óleo, tem poderoso efeito anti-inflamatório, como na redução da inflamação nas articulações.
Ele também ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele e regula a função celular mantendo a flexibilidade e elasticidade da pele, diminuindo os efeitos negativos dos raios UV sobre a pele.
Isso sem falar que o mesmo auxilia na saúde ocular, prevenindo a síndrome do olho seco e o desenvolvimento da degeneração macular.
A memória, a agilidade de raciocínio e o humor também podem ser influenciado pela presença ou não desse ácido graxo essencial em nosso cérebro.
Todas esses pontos ajudaram para que o componente se popularizasse e fosse um dos itens de saúde mais procurados nas farmácias e lojas especializadas.
MAS ATENÇÃO! Antes de consumir qualquer produto suplementar para saúde é SEMPRE RECOMENDÁVEL que se tenha um acompanhamento médico.
Qual a situação da marca Airela -Industria Farmacêutica hoje ?
Como mencionamos, o fato autuado pela ANVISA atingiu especificamente um lote, sendo assim seus produtos continuam sendo comercializados NORMALMENTE, como podem ver na imagem abaixo e através do seu site oficial.
Vale mencionar que ao procurar as manifestações oficiais da empresa sobre o caso envolvendo o lote proibido pela ANVISA, as mesmas não foram encontradas, porém o espaço permanece sempre em aberto.
Porém, é bom frisar que um recolhimento voluntário geralmente é um procedimento que parte da própria empresa, o que demonstra a idoneidade da empresa bem como a sua responsabilidade quanto à qualidade dos seus produtos.
Importância da Airela:
A Airela possui uma trajetória de sucesso invejável no mercado farmacêutico.
A mesma foi fundada em 1997, há 5 anos tem apresentado um crescimento acelerado, investindo em alta tecnologia, em P&D e na ampliação do parque fabril, aumentando sua capacidade produtiva e eficiência.
Segundo o portal da mesma, a empresa é líder em venda de Vitamina C no Brasil com destaque para a família Vitaxon, está entre os 3 maiores na categoria de VMS (vitaminas, suplementos e minerais).
Fora isso se encontra entre os 10 maiores fabricantes do Brasil na categoria MIP/OTC, ranqueada com mais de 30 marcas no pódio entre o primeiro, segundo e terceiro lugar, de acordo com dados do IQVIA.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.