Banco do Brasil emite comunicado com 4 alertas para clientes
O Banco do Brasil tornou-se uma das maiores instituições do país devido aos seus serviços. Pensando no cliente, a empresa emitiu um comunicado com quatro alertas urgentes na última terça-feira, 18.
Através do Instagram oficial, o banco suplicou para que os correntistas fiquem em alerta com os novos golpes, principalmente por conta da transação do PIX.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Adriana Luiza, analisa de segurança do Banco do Brasil, falou sobre a nova técnica dos golpistas: a Deepfake, técnica que utiliza inteligência artificial para imitar rostos em vídeos e fotos.
Através da Deepfake, o golpista consegue se disfarçar através de vídeos e fotos, e acaba se passando por algum familiar ou amigo da vítima.
A Deepfake é bem convincente, fato que faz com que muitos clientes caíam no golpe e transfiram o dinheiro para criminosos, seja através do PIX ou de transferências.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1 mil: Lei histórica da poupança em vigor na Era Lula atinge saldos das contas no Banco do Brasil
● Atenção: Lei que está em vigor em 2025 libera nova poupança no Banco do Brasil com limite máximo de R$5000
● Banco Central ciente: Bradesco fecha cerca de 400 agências e atinge em cheio correntistas em 2025
COMO DESCOBRIR
É comum ficar desatento quando um golpista entra em contato com o cidadão, principalmente em casos que dizem que estão com algum parente.
Nessas horas, a calma é o fator principal para não cair em golpe. Mas, há algumas dicas para analisar se o conteúdo é falso ou não.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para descobrir se o vídeo é verdadeiro ou está utilizando a Deepfake, a dica é se atentar aos detalhes do conteúdo, de acordo com o Banco Do Brasil.
Alguns pontos para ficar atento são:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Analisar com os olhos estão, esquisitos ou não;
- Como a boca está mexendo, se é mais robotizada ou não.
No momento em que perceber que os olhos estão estranhos e a boca está mexendo igual marionete, é golpe. Outra dica legal é tentar conversar com a pessoa que está no vídeo para ter certeza de que é um golpe.
Por fim, Adriana Luiza, orienta que os clientes procurem o Banco do Brasil em casos suspeitos e até quando possuem dúvidas se o pedido é ou não um golpe.
Qual o número para falar com atendente do Banco do Brasil?
O SAC BB é um canal aberto para tirar dúvidas, buscar informação, reclamar ou até mesmo cancelar/suspender algum produto ou serviço. Para isso, é só entrar em contato por telefone no número 0800-729-0722, segundo o portal oficial do banco.