A reta final de Renascer reserva fortes emoções e principalmente reviravoltas em dois personagens queridos do remake assinado por Bruno Luperi: Joana e Tião Galinha
Comendo o pão que o diabo amassou, principalmente depois que cruzou o caminho de Egídio (Vladimir Brichta), Tião Galinha (Irandhir Santos) ainda corre risco de vida em Renascer. Na obra original, o personagem era interpretado por Osmar Prado.
Ele levou uma surra e tirou a própria vida após se sentir humilhado em uma cena impactante. Muito se falou se a mesma iria se repetir na atual novela das nove da Globo. Por ter agradado o público ainda mais do que na exibição original, o personagem agora comoveu com seu sofrimento e irá se livrar da morte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, o suicídio já é carta fora do barulho, onde a Globo bateu o martelo e o personagem de Irandhir Santos terá uma virada histórica, colocando fim na versão em que o protagonista morria enforcado na prisão. Acontece que com a morte de Marçal (Osvaldo Mil), o coronel, que não é nem um pouco bobo, se aproveitará dessa rixa e começará a espalhar que pode ter sido o próprio Tião o responsável por dar um sumiço no seu ex-capanga, mesmo Egídio sabendo que ele matou o seu ex-aliado em Renascer.
Ocorre que o Notícias da TV destacou alguns detalhes da reta final do personagem, que na cadeia terá um encontro sobrenatural com o capeta. O peão verá a sombra do demônio chegar à cela para buscá-lo e “morrerá”. A sequência vai lembrar o final que o personagem teve em 1993, na primeira versão da novela.
Tião vai perguntar quem é, mas não ouvirá resposta. “Eis que vê se desenhar na sua frente uma figura assombrosa, da qual nós só veremos uma sugestão. Ao passo que ele fala com o vazio que está à sua frente, vamos vendo a sombra tomar a forma do cramulhãozinho com riqueza de detalhes”, detalhou o novelista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ENFRENTANDO AS TREVAS?
Joana (Alice Carvalho), que estará na barraca do companheiro, vai travar uma briga com a garrafa do cramulhãozinho e se sufocará com falta de ar. A mulher vai estraçalhar a garrafa do cramulhãozinho no chão, e o diabinho começará a sangrar que nem gente em Renascer.
“Vemos escorrer sangue do boneco. É a prova de que era mais do que um boneco”, escreveu o autor Bruno Luperi no texto da cena prevista para ir ao ar no próximo dia 24. “No exato instante que a garrafa se estraçalha lá, vemos José Inocêncio [Marcos Palmeira] abrir os olhos repentinamente e acordar tomado por um misto de pavor e atordoamento. É como se lhe arrancassem com violência algo de dentro do peito”, orientou Bruno Luperi no texto a sequência.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Previsão macabra de Inácia acontece no final de Renascer e traz José Inocêncio no além com Maria Santa
● Autor de atentado, assassinato e desfecho de Tião Galinha: 3 mistérios revelados no fim de Renascer hoje
● José Inocêncio, Tião e Egídio: Final inédito de 3 protagonistas de Renascer é vazado e põe 1ª versão no bolso
Tião, Joana e Inocêncio estarão conectados nesse capítulo por causa do cramulhãozinho que ficou escondido por muito tempo na novela, sem ser mostrado para o público. Agora, a trama terá até um bode preto com os olhos de fogo. O bicho surgirá para Joana, que o perseguirá pela mata até chegar ao canteiro plantado por Tião nas terras invadidas de Egídio. Ela destampará a mesma para conseguir respirar novamente e a jogará no chão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na cela, o ex-catador de caranguejos aparecerá espremido contra a parede e declarará. “O sinhô veio me buscá. Então qué dizê que é o fim desse sofrimento? Qué dizê que num tem mais fome… Num tem mais vergonha… Num tem miséra nem mais coroné? Acabô-se tudo? Então… É assim que é a morte?”, questionará.
QUAL O DESFECHO DE TIÃO?
Ele se entregará depois de falar que o coisa-ruim não cumpriu a parte dele, pois não lhe deu o pedacinho de chão que ele tanto queria. Sem forças, Tião “desfalecerá”. Ocorre que a personagem de Alice Carvalho chegará no local e em uma espécie de “ressurreição” e ele falará com a esposa. “Você tarra aí largado, home… Ninguém sabia dizê se tarra vivo ou se tinha se ido. Valei-me Deus, que susto que você me deu!”, dirá Joana.
“Mas como isso? Eu pensei… Eu senti que eu tinha me ido… Você me trôxe de volta, minha Joana!”, disparará o morto-vivo. “Eu ia até o Inferno se fosse preciso, Tião… Mas eu nunca que vô lhe perdê! Nunca!”, bradará a mulher, abraçada ao marido. A sequência será preponderante para o desfecho de vários personagens.
Com Tião vivo, Joana seguirá com ele e com os filhos, fazendo o desejo do público. Ela, então, não terá um romance com Lívio (Breno da Matta), como aconteceu na obra original. À época, ela era vivida por Tereza Seiblitz, enquanto o religioso foi interpretado por Jackson Costa.
Alerta gatilho: Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda como o CVV (Centro de Valorização da Vida) e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua região. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também através de e-mail, chat e presencialmente.
O QUE VAI ACONTECER NO CAPÍTULO DESTA QUINTA-FEIRA (15)?
Lilith resolve partir com Rachid e Norberto para a vila. Rachid não gosta da reação de Iolanda em relação a Lilith, e decide ficar na venda de Norberto. Iolanda sente ciúmes de Lilith. Egídio finge bondade e vai ao acampamento com Sandra para pagar o salário dos trabalhadores de sua roça.
Damião avisa a José Inocêncio que nunca faria mal a ninguém de sua família. Pastor Lívio comunica a Egídio que os acampados não aceitaram a oferta de trabalho do coronel. José Inocêncio avisa a Inácia que quer ir embora da fazenda. Inocêncio confidencia a Inácia que Damião sugeriu que ele fosse embora. Zinha conhece Lilith. Iolanda comenta com Pastor Lívio que Joana está sofrendo por causa de Tião.