COMO ASSIM?
TikTok pode ser banido de país a qualquer momento e deixará usuários órfãos
25/03/2023 às 0h17
TikTok é um sucesso e viralizou entre os jovens
Principalmente por causa das dancinhas, dificilmente existe alguém que não sabe da existência do TikTok no Brasil. O usuário pode até não ter instalado o aplicativo em seu celular, mas certamente já ouviu falar da rede social que virou febre nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O TikTok chegou no Brasil em 2018 e, onde em 2019 abriu o seu escritório de representação no país em São Paulo. Porém, foi em 2020 que ele se popularizou, se tornando um fenômeno, principalmente entre jovens e adolescentes.
SAIBA MAIS! Vai na Fé – Finalmente, Sol se rende a paixão, beija Lui e tem noite romântica
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que a plataforma está prestes de ser banida de um país e isso está deixando os usuários em pânico, afinal eles correm risco de ficarem órfãos da rede social, que passou a fazer parte da rotina de milhões de usuários.
O país em questão é o Estados Unidos, que possui mais de 150 milhões de usuários conectados na rede social. A proibição seria motivada por um ato contra uma empresa de mídia no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O assunto iniciou no governo Trump, que decidiu mirar no TikTok, acusando a plataforma de ter um pacto com uma empresa de espionagem do governo chinês.
Atualmente o governo de Joe Biden também não vê a rede social com bons olhos e está encurralando o TikTok para que o mesmo seja vendido a uma empresa dos Estados Unidos, caso contrário será proibido de circular no território americano.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Paulistas aos prantos: 3 shoppings de SP têm portas lacradas e extinção devastadora
● Fim das férias e FGTS: Lei trabalhista traz 14 atitudes para demissão por justa causa e perda de 2 benefícios
● Suspensão imediata da CNH e multa de quase R$ 3 mil: Lei de trânsito em vigor chega com 5 alertas em 2024
O atual Chefe Executivo da Casa Branca dos Estados Unidos bloqueou o TikTok em todos os celulares federais, que também foram recomendados para que os funcionários estaduais façam o mesmo.
Outras potências como Reino Unido, Canadá e a União Europeia também adotaram as mesmas práticas dos Estados Unidos, onde inclusive o CEO da empresa, Shou Zi Chew foi convocado para prestar esclarecimentos no Congresso do país.
APLICATIVO SERÁ BANIDO?
Shouse defendeu afirmando que não compactua com o governo chinês e que também nunca recebeu nenhum pedido para fornecer informações de usuários do aplicativo para as autoridades chinesas.
De acordo com o portal G1, a China nega as acusações e considera uma perseguição sem precedentes dos Estados Unidos. Inclusive, eles destacam que se trata de um abuso de poder estatal o país tentar banir o TikTok. Por enquanto, a rede social segue liberada.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]