Os Donos da Bola da Band e a Globo anunciaram queda de time que era tradicional no futebol brasileiro
Há 6 anos os Donos da Bola, da Band, já vinha anunciando a decadência de um dos mais tradicionais times de São Paulo.
Mal sabiam eles que, após 6 anos da reportagem, a Globo voltaria a noticiar sobre a equipe que caiu para a 5ª divisão do estadual e está próxima de fechar as portas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A notícia mais recente do América do Rio Preto, uma das maiores e mais tradicionais equipes do Interior de São Paulo foi dada em março desse ano pelo GE, onde mostra o drama de cair para a última divisão do Campeonato Paulista.
Em grave crise financeira e administrativa, o clube escreve mais um triste capítulo na sua história ao ser rebaixado para a quinta e última divisão do Campeonato Paulista.
Embora parecesse improvável, o Rubro ia se livrando de uma iminente queda até os minutos finais da última rodada da Série A4. Jogando fora de casa, o time vencia a já classificada Francana e ia deixando a zona de rebaixamento graças a uma combinação de resultados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aos 43 minutos do segundo tempo, porém, o América foi castigado pelo gol de Breno, voltou à lanterna da competição e lá encerrou sua participação no torneio. Em 15 jogos, o clube venceu apenas uma vez e somou ainda seis empates e oito derrotas.
O atual momento contrasta com a história de um dos times mais tradicionais do interior de São Paulo, grupo em que ainda ostenta a marca de equipe mais longeva na elite estadual. Foram mais de 30 anos entre 1964 e 1997.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Craque de R$ 18M FORA, reforço de peso e acordo multimilionário: Guerra crava 3 viradas no Grêmio em 2024
● Contrato de 4 anos e Flamengo ciente: Jornal da Globo crava contratação de Gabigol em time do Brasileirão pra 2025
● Roger Machado autoriza a expulsão de craque de R$ 96M, dupla de Alario, no Internacional em 2024
A última vez que o Mecão disputou um Paulistão, porém, foi em 2007. De lá para cá, o clube acumulou quedas em sequência e em 2015 chegou à quarta divisão, de onde nunca esteve nem perto de sair.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não é de hoje que o América vive dias de turbulência. A situação se agravou durante a gestão de Luiz Donizette Prieto, o Italiano, que recentemente foi afastado do cargo pela Justiça acusado de dificultar o processo de eleições e tentar se perpetuar na função.
O mandato de Italiano foi marcado por atrasos nos salários e falta de condições mínimas, como problemas com a alimentação de jogadores. No ano passado, o elenco chegou a ameaçar não entrar em campo caso os vencimentos em falta não fossem quitados.
Em meio a isso, o América ensaiou a criação de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) que, embora aprovada, jamais chegou a operar de fato. Desde então, a gestão do clube trocou de mãos, viu um suposto investimento melar e nada avançar tanto em termos esportivos como administrativos.
Para se ter ideia os moradores ao redor do Estádio Benedito Teixeira, o Teixeirão reclamam do mato, ratos e escorpiões. Em pouco mais de 120 dias de intervenção no América, a situação é de total paralização no clube que mais vezes disputou o Campeonato Paulista da Primeira Divisão, a elite.
O interventor Samir Barcha encontra sérias dificuldades em resolver os problemas crônicos no clube. Não conseguiu manter o time na Quarta Divisão do Patamar Paulista, está sem as divisões de base, perdeu o prazo para inscrever o time no Paulista Sub 20, corre riscos de desfiliação ou multa pesada e ainda deixa o estádio e arredores em total abandono, no local que é considerado um dos quatro maiores estádios particulares do estado de São Paulo, com uma área total em bairro nobre de cerca de 60 mil metros quadrados.
QUAL A ÚLTIMA DIVISÃO DO PAULISTÃO?
O Paulistão, além da A4, que é meio que uma série de categoria de base já que só podem disputar jogadores SUB-20, ainda conta com a famosa Bezinha, que é realmente a série B da competição.