Uma das maiores equipes do Brasil sofre com dívida, tem prisão de presidente e leilão confirmado
Um dos maiores times de futebol do Brasil sofreu com dívidas, ficou a beira da falência e a situação é que um dia ele deixe de existir.
Acontece que nos anos 2000, foi um clube notório, de final de Libertadores, de colocar medo em clubes como o Boca Juniors, de Copa do Brasil, Brasileirão, de mostrar presença.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje em dia é um clube que beira a falência e pode um dia voltar a ser ou um time de várzea ou deixar de existir de vez.
Segundo o GE, em matéria no final do ano passado, a situação do São Caetano não era nada a agradável.
Vice-campeão Brasileiro e da Libertadores e campeão Paulista no início da década de 2000, o São Caetano viveu uma polêmica sobre mudança de nome e escudo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tamanha foi a repercussão negativa que, em menos de 24 horas, a decisão foi abandonada, e a diretoria do Azulão anunciou que o brasão será mantido.
O São Caetano chegou ao fundo do poço em 2023. Da equipe de sucesso do início do século, restaram apenas justamente o nome e o escudo. O time chegou a atrasar salários, direitos, pagamentos e tudo que tem direito.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A gestão realizou o levantamento da dívida – hoje fixada em R$ 72 milhões – e conduz o processo de recuperação judicial. O Azulão é mais um time que caminha para se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma coisa é certa: neste processo, embora o escudo deva ser mantido, o nome mudará. A Associação Desportiva São Caetano dará lugar ao São Caetano Futebol Clube, já que a antiga nomenclatura possui vínculo com os antigos donos que não têm mais ligação com o clube. O novo nome já é visto nos perfis oficiais do Azulão nas redes sociais, por exemplo.
Sem um conselho deliberativo, o São Caetano possui, literalmente, apenas sua sede e seus torcedores. E é a partir daí que o Azulão tentará se reerguer.
Esse ano, ano que a diretoria do São Caetano prometia reerguer a equipe, não começou nada bem, aliás, já terminou.
O time profissional do São Caetano entrou na Série A3 do Paulistão com o intuito de conseguir uma vaguinha para a segunda divisão estadual.
O problema é que a equipe fez mais uma campanha pífia, finalizou a competição com 10 pontos, 9 derrotas e apenas DUAS vitórias em toda a competição, e o pior, REBAIXADO para a série A4 do estadual.
A Série A4 já deixa de ser uma competição com jogadores profissionais e passa a utilizar apenas garotos até o sub-23, ou seja, mais uma mancha na história do São Caetano.
Agora, o clube fomenta as categorias de base até voltar as competições profissionais em janeiro de 2025.
O QUE É FALÊNCIA?
Falência, em sentido amplo, representa uma situação em que uma pessoa, empresa ou um Estado se torna tecnicamente incapaz de pagar as suas dívidas.