Adeus

Dívida de R$70mi, prisão de presidente e leilão: Time de futebol do Brasil afunda em luta contra falência

São Caetano Futebol na beira da falência (Reprodução - Internet)

São Caetano Futebol na beira da falência (Reprodução - Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma das maiores equipes do Brasil sofre com dívida, tem prisão de presidente e leilão confirmado

Um dos maiores times de futebol do Brasil sofreu com dívidas, ficou a beira da falência e a situação é que um dia ele deixe de existir.

Acontece que nos anos 2000, foi um clube notório, de final de Libertadores, de colocar medo em clubes como o Boca Juniors, de Copa do Brasil, Brasileirão, de mostrar presença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje em dia é um clube que beira a falência e pode um dia voltar a ser ou um time de várzea ou deixar de existir de vez.

Segundo o GE, em matéria no final do ano passado, a situação do São Caetano não era nada a agradável.

Vice-campeão Brasileiro e da Libertadores e campeão Paulista no início da década de 2000, o São Caetano viveu uma polêmica sobre mudança de nome e escudo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tamanha foi a repercussão negativa que, em menos de 24 horas, a decisão foi abandonada, e a diretoria do Azulão anunciou que o brasão será mantido.

O São Caetano chegou ao fundo do poço em 2023. Da equipe de sucesso do início do século, restaram apenas justamente o nome e o escudo. O time chegou a atrasar salários, direitos, pagamentos e tudo que tem direito.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A gestão realizou o levantamento da dívida – hoje fixada em R$ 72 milhões – e conduz o processo de recuperação judicial. O Azulão é mais um time que caminha para se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma coisa é certa: neste processo, embora o escudo deva ser mantido, o nome mudará. A Associação Desportiva São Caetano dará lugar ao São Caetano Futebol Clube, já que a antiga nomenclatura possui vínculo com os antigos donos que não têm mais ligação com o clube. O novo nome já é visto nos perfis oficiais do Azulão nas redes sociais, por exemplo.

Sem um conselho deliberativo, o São Caetano possui, literalmente, apenas sua sede e seus torcedores. E é a partir daí que o Azulão tentará se reerguer.

Esse ano, ano que a diretoria do São Caetano prometia reerguer a equipe, não começou nada bem, aliás, já terminou.

O time profissional do São Caetano entrou na Série A3 do Paulistão com o intuito de conseguir uma vaguinha para a segunda divisão estadual.

O problema é que a equipe fez mais uma campanha pífia, finalizou a competição com 10 pontos, 9 derrotas e apenas DUAS vitórias em toda a competição, e o pior, REBAIXADO para a série A4 do estadual.

A Série A4 já deixa de ser uma competição com jogadores profissionais e passa a utilizar apenas garotos até o sub-23, ou seja, mais uma mancha na história do São Caetano.

Agora, o clube fomenta as categorias de base até voltar as competições profissionais em janeiro de 2025.

O QUE É FALÊNCIA?

Falência, em sentido amplo, representa uma situação em que uma pessoa, empresa ou um Estado se torna tecnicamente incapaz de pagar as suas dívidas.

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile