Gigante do Rio de Janeiro tem demissão de técnico e substituto confirmados no início do Brasileirão
Um dos maiores gigantes do Rio de Janeiro teve um péssimo início de Campeonato Brasileiro e figurando na zona de rebaixamento, teve que trocar de técnico às pressas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do Vasco da Gama, ao qual a torcida espera que deixe de passar sufoco no Brasileirão, como foi no ano passado.
No dia 27 de abril desse ano, o Jornal Nacional confirmou a demissão de Ramón Diaz, do Vasco, após uma derrota humilhante contra o Criciúma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A saída do técnico foi anunciada nas redes sociais do clube minutos depois da goleada sofrida para o Criciúma, por 4 a 0, em São Januário, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. O filho do argentino e auxiliar Emiliano Díaz também deixou o Gigante da Colina.
“O Vasco da Gama informa que imediatamente após a partida Ramón Díaz e Emiliano Díaz não fazem mais parte da comissão técnica”, comunicou o clube em nota oficial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em busca de conseguir um salvador da pátria que consiga organizar o time e ainda trazer uma cara para a torcida, o Vasco foi para Portugal conseguir chamar um novo nome.
Segundo o Jornal Nacional, ontem o Vasco anunciou o português Álvaro Pacheco, de 52 anos, como novo comandante. Ele deixou o Vitória de Guimãres, de Portugal, para assinar contrato com o cruz-maltino. Desde a demissão do técnico Ramón Diaz, Rafael Paiva, que foi contratado para o sub-20, comandou interinamente a equipe.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O técnico português assinou contrato com o Vasco do Rio de Janeiro, válido até o final da atual temporada, com opção de renovação para mais uma. Além do treinador, chegam ainda quatro profissionais: os auxiliares Pedro Valdemar e José Teixeira, o Preparador Físico Leandro Mendes e o Fisiologista/Alta Performance Ricardo Ferreira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes do Rio de Janeiro, como jogador, Álvaro Pacheco atuava no ataque e só jogou em clubes pouco populares de Portugal, até se aposentar em 2008. Desde então começou a dar os seus primeiros passos como treinador, iniciando como auxiliar técnico no Penafiel, Moreirense, Boavista e Jonava, até assumir o comando profissional do Fafe, em 2018.
A partir daí, sua carreira ascendeu rapidamente, passando por Vizela, Estoril e, em outubro de 2023, assumiu o comando do Vitória de Guimarães, com quem tinha contrato até junho de 2025.
No Vitória de Guimarães, Álvaro Pacheco utilizou o esquema 3-5-2, um sistema com três zagueiros e meio-campo bastante povoado, mas também consegue variar durante as partidas a depender das circunstâncias. Apesar disso, seu esquema preferido, segundo o SofaScore, é o 4-3-3.
O time até então treinado pelo português é o 5º colocado da Liga Portugal, com 60 pontos, seis a menos que o Porto, que está em quarto, e briga por uma vaga na Europa League. Além disso, é o primeiro fora do pelotão de elite de Portugal — Braga, Sporting, Porto e Benfica — na tabela de classificação.
Pelo Vitória de Guimarães, Álvaro que desembarcou no Rio de Janeiro, teve 60,6% de aproveitamento — foram 33 jogos, com 18 vitórias, 6 empates e 9 derrotas, com média de 1,63 gols marcados por jogo e 1,09 gol sofrido, segundo dados do Transfermarkt.
QUAL A PRÓXIMA PARTIDA DO VASCO?
O Vasco volta a campo no dia 2 de junho em partida válida pelo Brasileirão, no Maracanã, no Rio de Janeiro, contra o Flamengo.