Tinha que ser o Ibope!

14/10/2011 às 9h29

Por: Roberto Sabbatino
Imagem PreCarregada

O Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) mede a audiência em tempo real das nossas emissoras de tv. Ele é único, não possui concorrência e por isso muitas pessoas duvidam de sua autenticidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Às vezes, custamos mesmo acreditar nos números divulgados. Assistimos determinado programa acreditando que está arrasando na audiência devido seu entretenimento, mas quando é divulgado os índices não é o que esperávamos.

No especial dia das crianças exibido pelo SBT, Murilo Fraga que é diretor de programação colocou mais uma vez o instituto em dúvida. Murilo não gostou nem um pouco da audiência divulgada pelo Ibope quando era exibido o programa especial apresentado por Patati e Patatá, Maísa, Yudi e Priscila. Na grande São Paulo, o programa ficou em terceiro lugar na audiência segundo dados prévios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Murilo usou o Twitter para expressar sua indignação: “Segundo o ’Institutão’, no dia delas, as crianças pegaram os seus carros e foram tomar cerveja com os amigos. Quem assiste TV são os pais…….eu falo que essa amostra está no Juqueri e ninguém acredita”. Disse ainda que não acreditava no que estava vendo, pois a emissora concorrente assim que foi para o intervalo comercial, subiu na audiência ao invés de descer, chamando isso de “Piada”.

Há tempos, Sílvio Santos queria montar sua própria empresa para medição na audiência concorrendo com o Ibope, mas logo a idéia foi esquecida. Agora a Nielsen, uma das maiores empresas de pesquisa no mundo, quer entrar no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A divulgação da audiência é importantíssima para as emissoras, pois através dos números é que a emissora mantém ou não sua programação no ar, inclusive os anunciantes pagam pelos comerciais de acordo com o programa e sua audiência.

Acreditar ou não no Ibope? Eis a questão.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

                                                                                                                                            Texto: Roberto Sabbatino / Twitter: @robsabbatino

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

audiência da tv
Ibope
Roberto Sabbatino

Roberto Sabbatino é cinegrafista da produtora RA Filmes estabelecida na cidade de Jaú/SP. Escreve sobre TV desde 2008. As opiniões do colunista apresentadas neste site, obrigatoriamente não expressam as do Tv Foco, sendo de inteira responsabilidade do escritor.Twitter: @tvfococolunista

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.