O Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) mede a audiência em tempo real das nossas emissoras de tv. Ele é único, não possui concorrência e por isso muitas pessoas duvidam de sua autenticidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Às vezes, custamos mesmo acreditar nos números divulgados. Assistimos determinado programa acreditando que está arrasando na audiência devido seu entretenimento, mas quando é divulgado os índices não é o que esperávamos.
No especial dia das crianças exibido pelo SBT, Murilo Fraga que é diretor de programação colocou mais uma vez o instituto em dúvida. Murilo não gostou nem um pouco da audiência divulgada pelo Ibope quando era exibido o programa especial apresentado por Patati e Patatá, Maísa, Yudi e Priscila. Na grande São Paulo, o programa ficou em terceiro lugar na audiência segundo dados prévios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Murilo usou o Twitter para expressar sua indignação: “Segundo o ’Institutão’, no dia delas, as crianças pegaram os seus carros e foram tomar cerveja com os amigos. Quem assiste TV são os pais…….eu falo que essa amostra está no Juqueri e ninguém acredita”. Disse ainda que não acreditava no que estava vendo, pois a emissora concorrente assim que foi para o intervalo comercial, subiu na audiência ao invés de descer, chamando isso de “Piada”.
Há tempos, Sílvio Santos queria montar sua própria empresa para medição na audiência concorrendo com o Ibope, mas logo a idéia foi esquecida. Agora a Nielsen, uma das maiores empresas de pesquisa no mundo, quer entrar no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A divulgação da audiência é importantíssima para as emissoras, pois através dos números é que a emissora mantém ou não sua programação no ar, inclusive os anunciantes pagam pelos comerciais de acordo com o programa e sua audiência.
Acreditar ou não no Ibope? Eis a questão.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Barcellos libera PIX e se arma por contratação de Abel no Internacional e paralisa o mundo do futebol
● R$1.412 no seu bolso: Bonner para JN com 2 alertas para garantir antecipação do benefício do INSS
● Fim do cartão de crédito: Novo serviço do Banco Central arma substituto crucial aos brasileiros
Texto: Roberto Sabbatino / Twitter: @robsabbatino