Canetada de Lula garante benefícios aos cadastrados no CadÚnico
O Cadastro Único, ou CadÚnico, foi criado em 2001, quando o Brasil estava sob o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Contudo, o instrumento se consolidou no governo Lula.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E graças a canetada de Lula, o projeto hoje oferece nada menos que 10 benefícios aos seus cadastrados. Dessa maneira, hoje vamos falar abertamente sobre todos esses benefícios. As informações são do site CadÚnico Brasil.
- Bolsa Família: é um dos maiores programas do Governo Federal e é responsável por ajudar 21 milhões de famílias.
- Tarifa Social de Energia Elétrica: é um benefício que concede descontos na conta de luz para famílias inscritas no Cadastro Único. O valor do desconto tem relação com o tamanho do consumo.
- Programa Minha Casa Minha Vida: ajuda milhões de famílias a conseguirem acesso à casa própria liberando crédito para a compra com juros baixos.
- Isenção de taxas em concursos públicos: pessoas cadastradas no CadÚnico têm direito à isenção de taxas de inscrição em concursos públicos federais.
- Benefício de Prestação Continuada (BPC): é um benefício destinado a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção.
- Aposentadoria para pessoas de baixa renda: trabalhadores de baixa renda cadastrados no Cadastro Único podem se aposentar por idade com condições especiais.
- Identidade Jovem (ID Jovem): ID Jovem é um benefício para jovens de 15 a 29 anos inscritos no CadÚnico. Ele garante acesso à meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer, além de vagas gratuitas ou com desconto em transportes interestaduais.
- Programa Brasil Carinhoso: o programa Brasil Carinhoso apoia famílias em situação de extrema pobreza que tenham crianças de 0 a 6 anos.
- Carteira do Idoso: é um documento que garante transporte interestadual gratuito ou com desconto para pessoas acima de 60 anos que estão inscritas no Cadastro Único e não possuem como comprovar renda formal.
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI): PETI é destinado a combater o trabalho infantil em todo o país.
COMO SE INSCREVER NO CADÚNICO?
Conforme informações do Governo Federal, o cadastro é feito pessoalmente, num posto de atendimento na cidade onde a família mora. O responsável pela família, vai declarar as informações de todas as pessoas da família, por isso precisa levar um documento com foto como, por exemplo, sua carteira de identidade ou sua carteira de trabalho. Além disso, precisa levar o seu CPF (preferencialmente) ou seu Título de Eleitor e um comprovante de residência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE