Todos os trabalhadores registrados em carteira tem direito a pagamento extra por erro do patrão
Todos os trabalhadores que são registrados em CLT, podem ser pagos de forma extra, caso o patrão não registre de forma correta os pagamentos no holerite.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso vai ajudar com que muitos brasileiros consigam lutar por seus direitos trabalhistas, e conseguir a partir disso ficar com melhores condições de vida.
Segundo informações do portal tangerino, o Salário Complessivo é algo comum no mundo corporativo e que pode render um grande processo a empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se de uma prática ilegal e perigosa, que pode levar o empregador a enfrentar um processo trabalhista que resulta em perda financeira e de reputação.
Um dos motivos para a adoção da prática do salário complessivo por parte dos empregadores é o desconhecimento do fato de que salário e remuneração não são a mesma coisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E COMO GANHO DINHEIRO EXTRA NA CLT?
Com base no segundo parágrafo do artigo 477 da Consolidação das Leis do Trabalho, clt, o trabalhador tem direito a conhecer, de forma especificada, a natureza de cada parcela que lhe é paga.
O salário complessivo nada mais é do que o pagamento realizado sem a devida discriminação dos valores pagos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por essa razão, ele é também conhecido como salário indiscriminado: aquele em que não se especifica no holerite o que compõe a remuneração do trabalhador, fazendo com que o valor apareça de forma unificada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A saber, o holerite é o documento que contém o registro de todos os recebimentos de um trabalhador em determinado período de tempo.
Nesse documento estão contidos valores relativos aos recebimentos e também aos eventuais descontos na CLT, por exemplo, pelo recolhimento de impostos.
Quando o funcionário entende cada quantia que lhe é paga ou descontada da remuneração, passa a ter condições de saber se seus direitos estão sendo respeitados ou não.
Dessa forma, caso o empregador ignore essa regra, estará infringindo a lei e sendo contrário aos direitos dos trabalhadores.