O fim da instituição financeira gigante que fechou no Brasil e deixou milhares de clientes em choque
Sem dúvidas, abrir uma empresa não é uma tarefa fácil. Isso porque uma série de situações podem levar a falência de um empreendimento. Atualmente, por exemplo, lojas, bancos, fábricas e outros negócios estão fechando as portas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, dessa vez, falaremos sobre um incomparável banco que teve suas unidades tomadas pelo Bradesco e foi extinto com 5 milhões de clientes abandonados. Acontece que, de acordo com informações do portal TMABrasil, a instituição financeira britânica, o HSBC (Hong Kong and Shanghai Banking Corporation), chegou ao Brasil em 1997 para assumir o dos bancos falidos dos anos 90, mas precisamente o Bamerindos.
O banco Britânico que se consagrou no Brasil como uma das maiores companhia financeiras, totalizava cerca de mais de 5 milhões de correntistas. Todavia, no ano de 2016, o HSBC anunciou que venderia todas as suas unidades que estavam pelo país afim de focar todo o seu trabalho no território asiático.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o comunicado sobre a venda, o Bradesco logo se interessou pela compra, que resultou em uma aquisição de US$ 5,2 bilhões, o equivalente a R$ 17,6 bilhões.
“O Bradesco desde 1943 já realizou 48 aquisições. A relevância da presença do HSBC no mercado brasileiro supera todas as aquisições anteriores”, disse o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi na época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o G1, banco assumirá todas as operações do HSBC no Brasil, incluindo varejo, seguros e administração de ativos, bem como todas as agências e clientes.
Assim, vale dizer que, o HSBC é considerado o 6º maior banco do mundo em termos de ativos sob gestão. Ainda, a sua sede fica em Londres. Sede da HSBC em Canary Wharf, Londres.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que a falência do HSBC não se trata do acumulo de dívidas, mas sim, da tentativa frustrada da inserção do banco no Brasil. Pelo fato de não deslanchar a instituição se viu na obrigação de encerrar as atividades em território nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o maior banco do Brasil em número de clientes?
O Nubank passou a ser o quarto maior banco brasileiro em número de clientes, ao ultrapassar o Banco do Brasil no segundo trimestre de 2023. Vale lembrar que os dados são do Ranking de Reclamações do Banco Central (BC). Veja abaixo a lista completa dos 10 maiores:
- Caixa Econômica Federal: 150.374.233 clientes
- Bradesco: 104.486.688 clientes
- Itaú Unibanco: 99.936.353 clientes
- Nubank: 77.665.209 clientes
- Banco do Brasil: 74.579.521 clientes
- Santander: 64.360.563 clientes
- Original: 50.266.862 clientes
- Mercado Crédito: 47.390.877 clientes
- AME Digital: 32.678.718 clientes
- Pagbank-Pagseguro: 29.451.137 clientes.