Toyota, Chevrolet e até Volkswagen podem fechar suas montadoras no Brasil devido a uma crise que não tem perspectiva de melhorar
A indústria automobilística brasileira vive um momento de terror que não acontecia desde 2004, ou seja, há quase 20 anos. Toyota, Chevrolet e até Volkswagen vivem um momento delicado em suas produções e podem deixar de fabricar seus carros no país.
De acordo com o Metrópoles, a produção de automóveis aumentou 37% em março em relação a fevereiro, mas isso é apenas 8% acima da pior fase de produção da história recente do Brasil. Um outro dado mostra que houve um aumento de 20% da produção em relação a março do ano passado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Márcio de Lima Leite, o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), afirmou acreditar que muitas das principais montadoras deixem o país em breve, devido ao cenário assustador. Basta ter em mente que a Ford deixou o Brasil 2021, provocando um grande choque no mercado.

Fábrica da Volkswagen em Taubaté, SP (Foto: Divulgação/VW do Brasil)
CENÁRIO DESASTROSO
Leite afirmou que o primeiro trimestre de 2022 foi o pior em 18 anos e até agora esse segmento continua em baixa. Anteriormente, o problema teve uma de suas principais causas a falta de matéria-prima nas montadoras, mas agora existe mesmo a falta de demanda, ou seja, compradores.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Aposentadoria chegando antes dos 60 anos e ganhando mais de R$ 8 mil por mês: 2 vitórias do INSS em 2025
● Tchau, multa pesada: Lei de trânsito em Fortaleza, CE, garante grana EXTRA aos motoristas de Uber em 2025
● Adeus, FGTS: 14 atitudes no trabalho cravam fim do benefício à lista de CLTs em 2025
Com problemas também na exportação desses carros, muitas montadoras podem deixar o Brasil. “Não tenho dúvida de que, sim, pode acontecer. Principalmente, com essas importações. As montadoras que não têm volumes expressivos de produção vão fazer os cálculos”, explicou Márcio.
QUAIS MONTADORAS AINDA FUNCIONAM NO PAÍS?
A Toyota fechou sua primeira fábrica no Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), e mudou toda a produção para o interior. BMW, Caoa (Chery e Hyundai), General Motors (Chevrolet), Stellantis (Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën), Honda, Great Wall, HPE (Mitsubishi e Suzuki) ainda produzem no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fábrica da Toyota ficava em São Bernardo do Campo (Foto: Reprodução/G1)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE