Trabalhadores CLT e funcionários públicos devem consultar as mudanças em relação ao pagamento do PIS e PASEP
Trabalhadores CLT e funcionários públicos terão uma surpresa na hora de sacar PIS ou PASEP de 2023. Agora, será possível receber o valor retroativo que esteja de acordo com o aumento no salário mínimo promovido pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Os órgãos responsáveis pelo abono utilizam o valor do salário mínimo como base, afetando a entrega do capital para o cidadão. Isso fez com que o valor subisse para R$1.320 aos trabalhadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os trabalhadores que ainda não sacaram os benefícios do PIS/PASEP de 2021 devem contatar a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil a fim de conseguirem sacar o benefício do Governo.
Para quem não sabe, a existência do PIS e do PASEP se dá através de um abono salarial que é feito aos trabalhadores que exercem a sua profissão com a carteira de trabalho assinada e está inscrito no programa há cinco anos. O problema é que muitas vezes os trabalhadores não sabem diferenciar os dois benefícios.
O QUE SÃO ESSES BENEFÍCIOS?
O PIS é o Programa de Integração Social e contempla a maior parte dos brasileiros que possuem a carteira assinada. O abono é pago apenas aos funcionários da área privada, e não os funcionários públicos. Aqueles que são contratados por empresas têm direito à bonificação da Caixa Econômica Federal.
O PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público,, ou seja os pagamentos contemplam os funcionários públicos e que exercem algum tipo de cargo estatal. A quantidade de trabalhadores que recebem o valor é bem menor que os que recebem o PIS e o pagamento fica a cargo do Banco do Brasil.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O CALENDÁRIO DO PIS É DIFERENTE DO PASEP?
O calendário de pagamento do PIS é totalmente diferente do PASEP, portanto, é necessário que os trabalhadores fiquem de olho nas datas e também nas instituições financeiras que promovem os pagamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE