ENTENDA

Grana EXTRA: Trabalhadores CLT têm série de benefícios e precisam estar atentos para não serem passados para trás

25/11/2023 às 2h18

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Veja algumas das regras da CLT (Foto: Montagem TV Foco)

Assalariados devem ficar ligados às regras da CLT e, se preciso, acionar a Justiça por seus direitos

O Brasil registrou mais de 43 milhões de pessoas empregadas em trabalhos formais, com base na CLT. Esse é principal meio para resguardar os direitos dos profissionais em questão – que são muitos, por sinal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de ser uma das principais questões na vida dos cidadãos, há quem ainda não saiba o que se pode ou não dentro do mercado. Por isso, é preciso ficar atento para não ser passado para trás na hora da contratação.

Dentre as regras da CLT, está a hora extra. Para quem não entende como funciona, o valor das horas que ultrapassam a jornada já combinada é de, no mínimo, 50% a mais do valor normal da hora trabalhada, como aponta a lei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CLT

CLT garante benefícios como pagamento de hora extra, 13º salário, FGTS e muito mais (Foto: Ministério do Trabalho e Emprego)

Outro montante que é garantido ao trabalhador é o 13º salário. Este, aliás, é o mais aguardado. Mesmo que a pessoa não tenha trabalhado por 1 ano completo, ela tem, sim, direito de receber uma quantia proporcional ao tempo de empresa.

A CLT também propõe concessões como FGTS, que é o depósito feito mensalmente com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, além do seguro-desemprego, garantido pelo governo. Se nada disso for cumprido, cabe uma causa trabalhista!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CLT

O Brasil registrou mais de 43 milhões de pessoas empregadas em trabalhos formais, com base na CLT (Foto: TV Foco)

Qual o valor do salário mínimo no Brasil?

O salário mínimo teve um novo ajuste que passou a ser válido em maio deste ano, já sob as ordens do atual presidente Lula. Agora, trabalhadores recebem a partir de R$ 1.320,00 por mês.

Salário mínimo

Após reajuste do salário mínimo para R$ 1.320, novo aumento vai acontecer somente em 2024 (Foto: Governo Federal)

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

13° salário
CLT
FGTS
salário mínimo

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.