Uma ótima notícia para os trabalhadores foi divulgada
Já imaginou se você passasse a ter 03 dias de folgas por semana? Essa premissa pode se tornar real para os trabalhadores brasileiros com a redução da carga horária de trabalho, mas isso dependerá se a sua empresa vai aderir ao projeto.
O Brasil será palco de um experimento sobre o impacto da jornada de trabalho semanal, onde em 04 dias é possível receber o mesmo salário e manter a produtividade da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Atenção trabalhadores: Feriado é confirmado para AMANHÃ (12) em cidade e você precisa ver se vai folgar
Essa é uma iniciativa oriunda da organização sem fins lucrativos 4 Day Week, que já executa testes em todo o mundo sobre a redução da carga horária e a brasileira Reconnect Happiness at Work.
A empresa que se interessar pelo programa poderá se inscrever através do formulário disponível no site https://www.4dayweek.com/contact para ter acesso à mentoria a partir de junho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A boa notícia é que não existe nenhum impedimento para a empresa aderir ao programa, ou seja, não existe pré-requisitos como mínimo de trabalhadores, por exemplo.
O programa deve iniciar em setembro de acordo com informações do jornal O Globo e terá um custo para as empresas que toparem o desafio, que ainda não foi especificado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Decreto do Detran: Nova lei de trânsito chega com PROIBIÇÃO que pode cancelar sua CNH hoje (22/11)
● Haddad e Tebet sem chão: Novo aumento do salário mínimo para 2025 é maior do que o esperado
● Nova lei armada no governo Lula chega com isenção no Imposto de Renda e +5 benefícios aos trabalhadores
Porém, se engana que esse experimento acabará impactando na empresa. O intuito do projeto é totalmente ao contrário disso, ou seja, as empresas descobrirão uma forma de cuidar da saúde mental de seus trabalhadores e ainda não terão prejuízos em seus negócios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Indicadores como estresse da força de trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e rotatividade serão avaliados ao final do experimento de uma forma que contribuirá para a saúde dos dois lados: empregado e empregador.
A universidade americana Boston College já destaca em uma metodologia da iniciativa que o resultado é positivo. Com isso, a expectativa é garantir que as empresas alcancem os resultados em quatro dias de trabalho e os trabalhadores brasileiros tenham folgas nos outros três dias da semana.
QUAIS OS DESAFIOS?
Renata Rivetti, diretora da Reconnect e especialista em Felicidade Corporativa, destaca que um dos desafios do programa é mudar o pensamento que a produtividade é relacionada ao número de horas trabalhadas.
“É um projeto com foco inicial no aumento de produtividade, mas que acaba resultando em ganhos para os indivíduos, suas famílias e para toda a sociedade. As empresas que adotaram a semana de trabalho de 32 horas percebem maior atração e retenção de talentos, envolvimento mais profundo do cliente e melhor saúde e felicidade dos colaboradores”, disse Renata Rivetti.
Além do funcionário ter saúde mental, pois terá mais tempo para cuidar da sua vida pessoal, a carga horária de 08 horas diárias divididas em 04 dias mostra que o colaborador conseguirá cumprir a produtividade da empresa, trabalhando muito mais feliz.
A pesquisa também aponta que os trabalhadores que estão passando por desafios na saúde mental por estarem desengajados têm uma chance maior de saírem da empresa, diferentemente dos que estão inseridos no programa.
A adoção da semana de quatro dias é boa para a empresa, para os clientes, para os funcionários e para a sociedade. Será uma revolução no mundo do trabalho, em busca de uma vida mais saudável. Afinal a saúde mental é a responsável por determinar os rumos de cada cidadão.
Nos Emirados Árabes, por exemplo, que foi o primeiro local no mundo a aderir o programa, o resultado foi positivo, assim como nos demais países que já testaram essa fórmula.
QUAIS PAÍSES JÁ ADOTARAM ESSE PROGRAMA?
- Emirados Árabes;
- Reino Unido;
- Bélgica;
- Islândia;
- Suécia;
- Espanha;