Tudo o que você precisa saber sobre a jornada de trabalho de apenas 4 dias na semana
A título de informação, a redução da jornada de trabalho consiste na diminuição das horas trabalhadas dos colaboradores. O principal objetivo da redução da jornada é proporcionar às empresas maior flexibilidade nas relações de trabalho.
Sendo assim, com direito a trabalho de apenas 4 dias na semana, vocês saberão nesta segunda-feira, dia 2, que o Senado foi acionado na era Lula para nova lei que traz uma verdadeira vitória aos trabalhadores CLTs.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal do Senado, no que diz respeito a redução na jornada de trabalho, a ideia já vem sendo testada no país, com a participação de empresas em experiências piloto de redução da jornada. No Senado, avança a discussão sobre o tema.
Assim, tramitam na casa pelo menos três propostas para reduzir a jornada sem perda salarial ou para incentivar as empresas a adotarem a medida. Diante disso, trabalhar menos horas por dia ou apenas quatro dias por semana, sem diminuição do salário, é desejo de grande parte dos trabalhadores brasileiros.
Ainda por meio do comunicado feito no portal do Senado, foi então explicado que, para os defensores da ideia, a diminuição de carga horária, além de beneficiar os empregados, pode até trazer ganho de produtividade para os patrões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma pesquisa de opinião elaborada pelo Instituto DataSenado em abril deste ano, em conjunto com o gabinete da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), reforça essa percepção. O estudo revelou que 85% dos trabalhadores brasileiros acreditam que teriam mais qualidade de vida, caso tivessem um dia livre a mais por semana, sem corte no salário; e 78% afirmam que conseguiriam manter a mesma qualidade de trabalho.
Dessa forma, o tempo livre seria dedicado principalmente à família, ao cuidado com a própria saúde e à capacitação, disseram os trabalhadores ouvidos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Detran ciente: Lei de trânsito em vigor chega com proibição e alerta de FIM da CNH para motoristas 60+ em 2025
● Multa de R$5.800 e suspensão da CNH: Lei de trânsito atinge motorista com proibição em 2025
● Fim de licença e férias reduzidas: Paes assina nova lei no RJ com 2 bombas à lista de trabalhadores
“Uma das proposições em análise no Senado é o Projeto de Lei (PL) 1.105/2023, que inclui na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) a possibilidade de redução das horas trabalhadas diárias ou semanais, mediante acordo ou convenção coletiva, sem perda na remuneração”, diz o comunicado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são os benefícios da jornada de trabalho reduzida?
A redução da jornada de trabalho proporciona maior flexibilidade e equilíbrio entre vida profissional e pessoal para os colaboradores.
Com mais tempo livre, eles conseguem se dedicar a atividades pessoais, familiares e de lazer, o que contribui para a redução do estresse e o aumento da satisfação no trabalho.
Os resultados dos testes recentes realizados em outros países e no Brasil apontam que a redução da jornada de trabalho semanal ocasiona no aumento significativo de produtividade e na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.