O apresentado do Jornal Hoje, César Tralli, comunica lei do Instituto Nacional do Seguro Social e notícia afeta milhares de brasileiros
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sem dúvida alguma, é um dos principais órgãos do Governo Federal. Afinal de contas, a autarquia é a grande responsável pelo pagamento da aposentadoria de milhões de aposentados e pensionistas e outra gama de benefícios aos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar no órgão, César Tralli, no dia 23 de outubro do ano passado, informou que agora o órgão conta com uma nova modalidade para receber atestados médicos. “A partir de hoje (23), as agências do INSS passam a receber atestado médico para pedidos de auxílio-doença sem a necessidade de agendamento prévio”.
O Atestmed, também chamado de análise documental, foi introduzido para agilizar o grande volume de solicitações de benefícios por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A implementação desse método virtual, que possibilita o envio de documentos médicos através do sistema do INSS, resultou em uma significativa redução das filas de espera para a aprovação de benefícios.
De acordo com as informações de Tralli, para que a nova modalidade de agendamento seja praticada, existem regras como: o atestado médico deve ter sido emitido há menos de 90 dias da data do requerimento, é necessário estar legível e sem rasuras, e por fim, é preciso apresentar um documento com foto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tralli também menciona que, de acordo com a Previdência Social, essa regra se aplica a todos os benefícios por incapacidade temporária que requerem avaliação inicial.
A única exceção é o auxílio-doença por acidente de trabalho, que exige uma avaliação médica presencial. Além disso, há a possibilidade de enviar a documentação através do aplicativo ou site do ‘Meu INSS’.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Solicitação do Atestmed
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para solicitar o benefício por incapacidade temporária, o segurado deve acessar o aplicativo ou o site do ‘Meu INSS’ e seguir o seguinte passo a passo:
- Primeiro, escolher a opção “Pedir Benefício por Incapacidade”;
- Em seguida, precisará clicar em “Novo Requerimento”;
- Selecionar a opção “Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio-doença)”;
- Por fim, basta seguir as instruções na tela para finalizar o requerimento.
De acordo com o INSS, o limite de tempo para a aprovação do benefício através do Atestmed é de 180 dias. Se o benefício for negado, o segurado terá 15 dias para fazer uma nova solicitação.
Quando o INSS foi fundado?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), um dos principais programas do governo, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990. Segundo o portal ‘O Globo’, mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas estão recebendo o pagamento da Previdência neste ano de 2024.