Tralli paralisou o JH com a nova lei IMPORTANTÍSSIMA e que atinge em cheio companhias aéreas como a Gol, Azul e outras empresas
Âncora do Jornal Hoje, da Globo, César Tralli se destaca como um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro. Na bancada, o apresentador sempre traz às principais notícia do Brasil e do mundo para todos que acompanham o telejornal.
Dessa vez, por exemplo, falaremos do anúncio do comunicador sobre nova lei dos aeroportos e decreto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para suspensão na Gol, Azul e outras. Acontece que, o órgão finalizou uma proposta de resolução que para tornar mais rígido o tratamento dado aos passageiros indisciplinados, aqueles que geram confusão em aviões e aeroportos ou que colocam em risco a operação aérea.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Tralli, na exibição do JH da terça-feira (25) de junho, a diretoria da Anac deveria aprovar a abertura de uma audiência pública, que permitirá o debate da proposta junto à sociedade. As datas da audiência ainda serão definidas.
“A resolução define atos de indisciplina como: aqueles que comprometem a segurança área, a ordem, ou a dignidade das pessoas no avião, ou nos aeroportos. Também classifica os atos de leves a gravíssimos e prevê punições diferentes pra cada nível. Entre elas: advertência, retirada do avião, cancelamento da passagem, suspensão do direito de voar por um ano em qualquer empresa brasileira.”, disse o repórter do JH.
Vale dizer que, a proposta foi aprovada no dia (25) de junho na reunião da Diretoria Colegiada. Segundo o portal do Governo Federal, até o dia (14) de agosto, a Anac estará recebendo sugestões e contribuições sobre a proposta de resolução que define o tratamento a ser dispensado aos passageiros que atrapalham e põem em risco a segurança na aviação civil brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante destacar que a previsão é de que as novas regras anunciadas por Tralli no JH e que atingem em cheio a Gol, Azul e outras companhias aéreas, entrem em vigor em 2026.
CASOS DE INDISCIPLINA
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Comunicado oficial: Tralli deixa o Jornal Hoje e acabamos de descobrir o porquê: “Chegou minha hora”
● “Diarreias e vômitos”: Tralli para JH às pressas com morte por doce nº1 intoxicado e liga alerta na ANVISA
● “Determinou”: Tralli paralisa JH com novo decreto ao Bolsa Família que atinge beneficiários com proibição
Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), entre os anos de 2019 e maio de 2024, foram registrados nada menos que 3.011 casos de indisciplina nos aeroportos e aviões. Somente em 2023, foram 735, uma média de dois por dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os casos de indisciplina estão brigas dentro de aviões e agressões ou ameaças a tripulantes. Hoje, a sanção máxima é a contenção e a retirada de um passageiro de um voo. A Anac considera que o comportamento provoca prejuízos ao setor aéreo. Um ato de indisciplina pode gerar desde atrasos até risco aos passageiros.
Qual a função da ANAC?
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), uma das agências reguladoras federais do País, foi criada para regular e fiscalizar as atividades da aviação civil e a infraestrutura aeronáutica e aeroportuária no Brasil. Instituída em 2005, começou a atuar em 2006 substituindo o Departamento de Aviação Civil (DAC).