ALERTA
“Em vigor”: Tralli confirma novo veredito de Haddad abalando as contas de quem tem saldo do FGTS ativo em 2024
01/07/2024 às 20h30
César Tralli é âncora do Jornal Hoje, noticiário vespertino da Globo e sempre deixa os telespectadores informados sobre os últimos acontecimentos que atinge em cheio os trabalhadores
O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um fundo criado com o objetivo de proteger o trabalhador que for demitido sem justa causa. Ocorre que César Tralli, apresentador do Jornal Hoje e em uma das edições do jornal acabou confirmando novo veredito de Fernando Haddad que afeta as contas de quem trabalha de carteira assinada e já está “Em vigor”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por 7 votos a 4, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no dia 12 de junho de 2024, fixar que a correção do saldo do FGTS precisa garantir, no mínimo, a correção da inflação, portanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A maioria da Corte optou pelo voto do ministro Flávio Dino para fixar o modelo apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU) a partir de um acordo com parte das centrais sindicais.
SAIBA MAIS! O choro de César Tralli ao encerrar jornal na Globo e perder o chão com situação: “Vocês que fazem isso”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nova lei, recebida como uma vitória significativa para os trabalhadores com carteira assinada (CLTs), promete trazer mudanças substanciais nas condições de saque e aplicação dos recursos do FGTS. Antes da votação, Tralli já havia feito a alegria de vários trabalhadores ao atualizar sobre uma situação esperada por todos.
“O Supremo Tribunal Federal volta a julgar hoje a ação que discute o índice de correção do FGTS”, disse Tralli. A correção do FGTS é um mecanismo que visa garantir que o saldo das contas do Fundo de Garantia mantenha seu poder de compra ao longo do tempo. Isso é feito através da aplicação de um índice de correção monetária, que é responsável por atualizar o valor do saldo de acordo com a variação da inflação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até 1994, a correção do FGTS era feita pela Taxa Referencial (TR), um índice que nem sempre acompanhava a inflação real. De 1994 a 2013, passou a ser feita pela soma da TR com juros de 3% ao ano. Essa fórmula também não garantia a reposição integral da inflação em alguns períodos. Desde 2014, o Supremo Tribunal Federal (STF) vinha analisando ações que questionavam a forma de correção do FGTS.
AS MUDANÇAS IRÃO IMPACTAR NO SALDO ANTIGO DO FGTS?
A posição aumenta a atual remuneração das contas de cada trabalhador vinculadas ao fundo. A maioria dos ministros entendeu que essa mudança deve valer daqui para frente. A decisão será aplicada ao saldo existente na conta a partir da data de publicação da ata do julgamento, que deve ocorrer nos próximos dias.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Melhor que Saque- Aniversário: FGTS libera extra e salva lista de CLTS em 4 passos
● Melhor que 14º salário: Jornal da Globo crava EXTRA do FGTS em 2 passos simples para salvar CLTs
● Fim do saque-aniversário do FGTS tem alerta confirmado hoje (14/11) e brasileiros precisam correr
Conforme a decisão do STF, nos anos em que a remuneração não alcançar o IPCA, caberá ao Conselho Curador do Fundo definir a forma de compensação, conforme a sugestão. Após o resultado no STF, o advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que a decisão representa um resultado para todos os envolvidos: empresas, trabalhadores e governo.
“Ganham os trabalhadores, os que financiam suas moradias e os colaboradores do setor de construção civil. Na condição ex-empregado da Caixa, sinto-me profundamente comovido ao contribuir para preservar a poupança dos trabalhadores e proporcionar a oportunidade de possuírem sua própria residência aqueles que mais necessitam”, declarou o ministro de acordo com o portal G1.
QUAL É O SALÁRIO DE TRALLI NA GLOBO?
César Tralli é um dos principais nomes do jornalismo da Globo. Atualmente no comando do Jornal Hoje, ele já foi correspondente internacional, passou pelo SP2 e comanda um jornal na GloboNews.
O marido de Ticiane Pinheiro fatura nada mais, nada menos que R$ 120 mil por mês de acordo com o colunista André Romano, do portal Observatório da TV. Esse é um bom salário se comparado a outros jornalistas da emissora carioca.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]