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Canetada histórica de Lula: Tralli confirma nova lei das varejistas com fim de uma Era na Shein após 2 anos

04/07/2024 às 21h07

Por: Lucas Brito
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César Tralli deu notícia de lei que atinge a Shein (Foto: TV Globo / Divulgação)

O jornalista repercutiu informação para quem faz compras online e novo decreto de Lula que está previsto para entrar em vigor a partir de agosto, envolvendo a loja virtual de roupas

Em junho, César Tralli anunciou uma nova lei de Lula. Desta vez, o presidente assinou um documento que vai afetar diretamente os consumidores de empresas que funcionam nas plataformas digitais, como a Shein no Brasil.

Durante o Jornal Hoje, da Globo, o apresentador repercutiu a informação. “O presidente Lula sancionou o imposto sobre compras internacionais de até 50 dólares. […] A proposta, já aprovada pelo Congresso, ficou conhecida como Taxa das Blusinhas”, disse.

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Lula, Shein
Lula assinou decreto de taxação de 20% em cima de compras internacionais acima de US$ 50, trazendo também uma lei de incentivo à preservação do meio ambiente (Foto: Agência Brasil)

O anúncio oficial foi feito em uma cerimônia no Ministério das Relações Exteriores, que reuniu ministros do Governo Federal e empresários. Agora, a previsão é de que a mudança seja válida a partir de agosto, depois de ser publicada oficialmente no Diário da União.

Com isso, surgirá a retomada da taxação de produtos importados de até US$ 50 – cerca de R$ 275 na cotação atual. A cobrança estimada é de 20% sobre a mercadoria, mas não incidirá sobre medicamentos comprados por pessoas físicas. Essa lei, ainda de acordo com César Tralli, também cria o Programa Mobilidade Verde e Inovação, o Mover, para incentivar o uso de veículos transportadores menos poluentes ao meio ambiente.

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Shein
Em 2022, a Shein chegou ao Brasil, mas, no ano seguinte, a empresa teve um crescimento surpreendente de 300% no mercado e um faturamento de R$ 8 bilhões no país (Foto: Divulgação)

Quando a Shein chegou no Brasil?

Fundada na China, a empresa tem ganhando cada vez mais destaque mundial. No Brasil, a companhia asiática fez sua estreia em 2022, rapidamente acumulando um alto número de consumidores e reunindo outras diversas marcas em sua plataforma de vendas virtual. Em 2023, eles tiveram um crescimento de 300% e faturamento de R$ 8 bilhões.

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Segundo o Pequenas Empresas & Grandes Negócios, hoje, o país é o quinto maior mercado para o grupo. No mesmo ano em que nasceu para o território nacional, a varejista era composta por apenas 13 parceiros fornecedores. Mas, após a subida meteórica, já passam de cinco categorias de produtos, 336 fábricas e mais de 80 funcionários internos. No mesmo setor de vendas, a Shopee e a AliExpress aparecem como as maiores concorrentes.

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Lucas Brito

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

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