César Tralli paralisa o Jornal Hoje com notícia assustadora no Bolsa Família. Beneficiários caem em grande golpe e vivem pesadelo ao ver suas contas sendo limpas e ficando sem os R$ 600
César Tralli é um dos maiores jornalistas da Globo, atualmente comanda o Jornal Hoje. Recentemente, o apresentador paralisou o noticiário confirmado um verdadeiro pesadelo no Bolsa Família. Isso porque aconteceu uma limpa na conta de beneficiários, que ficaram sem seu benefício.
Na edição do Jornal Hoje do dia 28 de agosto, Tralli anunciou que beneficiários foram vítimas de golpes, onde tiveram suas contas limpas. “Beneficiários do Bolsa Família denunciam que foram vítimas de um golpe. O dinheiro depositado pelo programa sumiu da conta dessas pessoas”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O apresentador ainda destaca o quão absurda é a situação. Onde, sem qualquer humanidade, esses golpistas começaram a tirar dinheiro de pessoas necessitadas e em situação de vulnerabilidade. Deixando eles sem o dinheiro de garantirem o básico para suas casas.
César Tralli informa que as denúncias são diversas, não sendo nem de longe um caso isolado. De acordo com as informações divulgadas pelo apresentador, esse golpe no Bolsa Família, ocorreu em pelo menos 4 estados.
Golpe no Bolsa Família
De acordo com a reportagem do Jornal Hoje, um dos locais onde ocorreram diversas denúncias foram em Recife. Beneficiários começaram a notar que o dinheiro de seus benefícios não estavam em suas contas, logo, foram a delegacia registrarem um boletim de ocorrência (B.O).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Beneficiários informaram que ao perceber a falta do valor, ao procurarem a Caixa Econômica Federal, foram orientados a fazerem o B.O. Isso em diversos locais do país, como em Pernambuco, Alagoas, Ceará e Rio de Janeiro.
Conforme a jornalista Camila Torres, do Jornal Hoje, o Ministério do Desenvolvimento calcula que já foram sacados irregularmente mais de R$ 16 milhões de contas de beneficiários do Bolsa Família.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como o golpe é feito?
De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, os golpistas mandavam mensagens de texto (SMS) aos celulares das vítimas, com um link malicioso. Onde, ao clicarem nesse link, automaticamente caiam no golpe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Neste sentido, o ministro ainda ressalta que, o MDS não trabalha com SMS, ou mensagens de texto. Destacando que, as únicas mensagens que o Bolsa Família envia, são através do extrato da conta, no CAIXA TEM, ou pelo aplicativo oficial do programa.
Além disso, a delegada Viviane Santa Cruz, da Polícia Civil de Pernambuco, ainda destaca a possibilidade do vazamento de dados do programa. O que explica os casos em que os beneficiários não clicaram em nenhum link.
Orientações da Caixa Econômica Federal
A Caixa orienta que os beneficiários lesados procurem uma agência para contestar a transferência. Além disso, comparecer ao local portando documento com foto e CPF. A denúncia também pode ser feita por meio do aplicativo CAIXA TEM. Possuindo um prazo de 10 para ser analisada a denúncia.
Por fim, vale destacar que, a devolução dos valores já está sendo feita pela CEF.
O Bolsa Família paga 13°?
Segundo o Governo Federal, o Bolsa Família não paga 13° salário. Então, o que pode ocorrer é do estado onde o beneficiário reside, ofertar um extra a mais e é uma prática que costuma ocorrer no Nordeste do país. Portanto, não há pagamentos para os demais participantes do programa.