Dança das cadeiras: Globo age na surdina para substituição em jornais e afeta Tralli, Maju e Annenberg

28/02/2025 às 10h56

Por: Sandra Cotrim
Imagem PreCarregada
Tralli, Maju e+: Globo age na miúda por substituição em jornais (Foto: Reprodução/Montagem TV Foco)

Globo toma decisão final sobre futuro do jornalismo e dança das cadeira pode afetar Tralli, Maju e até Annenberg

A Globo deu início a uma verdadeira dança das cadeiras nos bastidores, planejando substituições que podem mexer com a estabilidade de alguns dos mais renomados jornalistas da casa. César Tralli, Maju Coutinho e Sandra Annenberg, nomes consolidados e respeitados, estão no centro dessa movimentação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como é de se imaginar, essas ações podem causaram mudanças significativas em suas trajetórias dentro da emissora. Tralli, que estava cotado para substituir William Bonner no Jornal Nacional daqui há alguns anos, pode ser deslocado para outros telejornais. Assim, o mesmo pode acontecer com suas colegas.

De acordo com o colunista do IG, Alessandro Lo-Bianco, o canal abriu uma ampla pesquisa de opinião voltada ao seu segmento jornalístico. Sendo assim, o estudo, enviado ao mercado, tem como objetivo medir a receptividade do público em relação a diversos âncoras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fora a isso, a Globo também vem avaliando possíveis reformulações nos telejornais. Entretanto, ainda que os detalhes das mudanças não tenham sido revelados, os nomes presentes no levantamento sugerem que a emissora planeja uma reestruturação daquelas.

E, claro, essa mudança não afeta só o jornalista, mas também a audiência que acompanha suas transmissões. Conforme o que foi publicado pelo colunista, na primeira fase da pesquisa, a Globo está focando em três nomes: César Tralli, Marcelo Pereira e Sabina Simonato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O levantamento quer medir a popularidade de Marcelo e Sabina, enquanto atualiza os índices de aceitação do âncora do Jornal Hoje. Com os resultados, a Globo pretende definir o futuro dos três para os próximos anos.

O estudo também atinge todos os âncoras da programação nacional, incluindo Maju Coutinho e Sandra Annenberg, por exemplo.

O que a Globo quer descobrir com a pesquisa de aceitação dos jornalistas?

Como de costume, o canal não tomara nenhuma decisão importante sem um embasamento sólido nas pesquisas. Por isso, a Globo quer descobrir quais mudanças deve fazer.

Segundo Alessandro Lo-Bianco, a pesquisa será aplicada em duas etapas: primeiro, com perguntas induzidas, onde os participantes terão opções de respostas para escolher. Logo em seguida, terão questões abertas, permitindo que o público opine sobre em quais telejornais gostaria de ver cada apresentador.

Ademais, outro destaque na pesquisa é a programação do Fantástico e do horário pós-Fantástico. A Globo tem interesse em descobrir quem o público gostaria de ver na bancada e, quais formatos de entretenimento prefeririam assistir após o programa.

Por fim, uma novidade é que o canal incluiu jornalistas da GloboNews. Com base nesses resultados, a emissora quer entender se há demanda para que alguns dos profissionais do canal de notícias migrem para a TV aberta.

É importante destacar, que essas movimentações não acontecem apenas por capricho, mas sim por um jogo estratégico da Globo. A televisora tenta alinhar a imagem dos seus apresentadores aos rumos que o jornalismo da casa pretende tomar nos próximos anos.

A emissora sabe que os rostos que lideram seus telejornais não são apenas figuras centrais na programação, mas também moldam a percepção do público sobre a credibilidade e a identidade da própria rede.

  • Dança das cadeiras na Globo;
  • Maju Coutinho;
  • César Tralli;
  • Sandra Annenberg;
  • Pesquisa de aceitação da Globo.

Conclusão

A Globo está planejando uma reestruturação em seu jornalismo, com pesquisas focadas na popularidade de âncoras como César Tralli, Maju Coutinho e Sandra Annenberg. O levantamento ajudará a definir os próximos passos, como possíveis mudanças de apresentadores nos telejornais e no Fantástico. A emissora também investiga a viabilidade de transferir jornalistas da GloboNews para a TV aberta.

Choro de César Tralli em despedida de jornal: “Arrepiado”

Annenberg
Globo
Maju
tralli

Autor(a):

Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.