Nova normal que já está em vigor atinge milhares de beneficiários do Instituo Nacional do Seguro Social; a notícia caiu como bomba no colo dos aposentados
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos órgãos brasileiros responsáveis pelo pagamento de benefícios voltados diretamente para o povo brasileiro. E por falar na autarquia, dessa vez, falaremos sobre uma nova lei do INSS anunciada pelo apresentador Tralli no Jornal Hoje.
Vale destacar que, para quem não sabe, quando há uma comunicado importante a se fazer para os beneficiários do INSS, ele usa seus canais de comunicação como o aplicativo Meu INSS. Mas além deles, os telejornais como o Jornal Hoje, também ajuda a informar decisões importantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa maneira, no dia 2 de fevereiro de 2024, o jornalista César Tralli, paralisou a Globo ao expor que o Instituto estaria convocando várias pessoas beneficiarias pelo órgão para fazer a comprovação de vida. O apresentou ainda alertou que os aposentados que não comparecessem, poderia ter seu auxílio cortado.
“O INSS está convocando 4 milhões de aposentados e pensionistas para fazer prova de vida. São pessoas que não foram identificadas pelo próprio instituto quando faz um cruzamento aí, de base de dados”, disse César Tralli na ocasião.
Adicionalmente, o âncora da Globo ressaltou que a pessoa convocada tinha um prazo de 60 dias, a partir da convocação, para confirmar sua existência. Esse processo poderia ser realizado pessoalmente em uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social ou por meio do aplicativo Meu INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como é feita a prova de vida do INSS em 2024?
Atualmente, a verificação de vida pode ser realizada através de análise cruzada de dados, como a declaração de Imposto de Renda e registros de atendimento na rede pública de saúde. O próprio Instituto implementou uma normativa em 2024 como uma nova forma de realizar essa confirmação, visando tomar o processo mais conveniente, conforme reportado pelo Jornal O Globo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2024, os cidadãos brasileiros convocados para a verificação de vida tiveram que passar por esse procedimento devido a falta de dados suficientes que comprovassem sua existência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é e para que serve o INSS?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é um órgão do Governo Federal responsável não apenas por aposentadorias, mas também pelo pagamento de benefícios, como auxílio-doença, o salário-maternidade e o auxílio-reclusão, por exemplo, além da pensão por morte.