No Jornal Hoje, da Globo, o âncora César Tralli confirma anúncio de Lula sobre o Banco Central e péssima notícia da poupança
César Tralli, âncora do Jornal Hoje, da Globo, comunicou na atração, um anúncio urgente do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre o Banco Central, comunicando uma péssima notícia da poupança.
A saber, o Banco Central gerencia o meio circulante, ou seja, tem a missão de garantir, para a população, o fornecimento adequado de dinheiro em espécie, além de garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, no Jornal Hoje, César Tralli noticiou que em entrevista à rádio CBN, o presidente também comentou eventual participação de Campos Neto na equipe de Tarcísio de Freitas.
“Hoje pela manhã, o presidente Lula voltou a criticar a atuação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto”, disse Tralli, que em seguida exibiu a entrevista de Lula.
“Temos uma coisa desajustada no Brasil nesse instante, é o comportamento do Banco Central. Essa é uma coisa desajustada. Um presidente do Banco Central que não demonstra nenhuma capacidade de autonomia, que tem o lado politico que, na minha opinião, trabalha muito mais para habilidades do país que para ajudar o país Porque não tem explicação à taxa de juros do jeito que está”, disse, falando sobre a taxa de juros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Eu acho muito triste porque o Brasil não precisa disso. O Brasil não precisa disso. Há um grau de confiança no Brasil extraordinário. Fomos o segundo país a receber investimento externo. Agora, então temos uma situação que não necessita dessa taxa de juros”, disse.
Tralli então seguiu: “Lula fez uma referência a um suposto interesse de Campos Neto em assumir uma carga no governo liderado por Tarcisio de Freitas e comparou esse movimento ao do senador Sérgio Moura, que deixou a magistratura depois da Lava Jato para assumir o ministério no governo de Jair Bolsonaro… E essa declaração foi feita depois que ele foi questionado se acredita que Tarcísio de Freitas tem interferência nas decisões do presidente do Banco Central”, disse.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção hoje (24/12): Banco Central emite comunicado sobre cobrança de taxa no PIX e crava 2 alertas severos
● Anúncio do Banco Central crava dias contados de serviço crucial do Nubank, Itaú e mais com substituto
● Caixa, Bradesco e mais: Lei do Banco Central traz 2 alertas para encerramento automático de contas bancárias
Lula então prosseguiu com sua fala: “Sinceramente, tem mais do que é… Porque, veja, não é que ele se encontrou com o Tarcisio numa festa. A festa Foi do Tarcísio para ele. Foi uma homenagem que o governo de São Paulo fez para ele. Certamente porque o governador de São Paulo está achando maravilhosas taxas de juros de R$ 11,25 ou de R$ 10,50. Na verdade está achando maravilhoso. Então, quando ele se autolança a uma carga, fico imaginando, vamos repetir o Mouro?”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O presidente do Banco Central está disposto a fazer o mesmo papel que o Mouro Fez? O paladino da justiça com o rabo preso a compromissos políticos? Então, o presidente do Banco Central tem que ser uma figura séria, responsável e ele tem que ser imune aos nervosismos momentâneos do mercado. Ele tem que dirigir a política monetária desse país, levando em conta que precisamos controlar a inflação e crescer”, disse Lula.
E César Tralli então finalizou: “Depois dessa fala do presidente Lula, o senador Sérgio Mouro reagiu e fez uma publicação numa rede social”, disse.
Qual é a atual taxa Selic no Brasil?
A taxa Selic em julho de 2024 está em 10,50% ao ano — porcentagem definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) em reunião realizada no último dia 19 de junho.