César Tralli confirma nova lei da Anatel às pressas no Jornal Hoje e gera terror
Na tarde desta sexta-feira (21), César Tralli paralisou o Jornal Hoje, na Globo, com uma nova lei da Anatel que pode arrancar o Mercado Livre e a Amazon, que é a 2° maior varejista, do ar.
“A Anatel vai multar empresas que permitam a venda pela internet de celulares sem o selo de homologação da agência”, disse César Tralli, ressaltando que a venda de celulares sem o selo vem crescendo cada vez mais no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que essas vendas representam cerca de 25%, o que dá cerca de 2,9 milhões de celulares irregulares.
Para quem não sabe, esse selo de homologação, segundo a reportagem do Jornal Hoje, garante que o celular está de acordo com todas as regras e normas de segurança e qualidade da agência
“A maioria entra no Brasil de forma ilegal vindo da China, não paga impostos. Esses celulares tem preço até 30% mais baratos do que os de empresas que seguem todas as regras”, disse à reportagem do Jornal Hoje, comandado por Tralli.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Vale destacar também, que esses celulares que não possuem o selo de homologação, podem causar alguns riscos, como superaquecimento, explosão, exposição a níveis inseguros de radiação, uso de softwares maliciosos e acesso indevido a dados ilegais, ainda de acordo com a reportagem da Globo.
“A venda de celulares irregulares é feita por sites da internet. Hoje a Anatel publicou no Diário Oficial da União, medidas para combater a comercialização online desses aparelhos não certificados”, disse Luísa Doyle, repórter da Globo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E de acordo com o Jornal Hoje, as empresas que não cumprirem a nova lei podem até ter sua plataforma bloqueada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MERCADO LIVRE E AMAZON VÃO SAIR DO AR?
No caso, com essa nova lei da Anatel, divulgada por César Tralli no JH, as duas empresas podem ser penalizadas por essa medida de combate aos celulares ilegais.
Afinal, como dito na matéria, as empresas que não estiverem em conformidade com as regras terão 15 dias para se regularizar, e a partir daí, serão multadas diariamente. O montante total pode ultrapassar os R$ 50 milhões, de acordo com o Tecnoblog.