LUTO

César Tralli interrompe o Jornal Hoje e confirma morte de famosa na Globo: “Triste perda”

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

César Tralli noticiou a morte de uma ilustre figura da educação brasileira durante o Jornal Hoje- Foto: Montagem/TV Foco

O âncora da Globo lamentou a perda da ilustre educadora que faleceu aos 90 anos

Durante a última edição do Jornal Hoje, que foi ao ar nesta quarta-feira, 20, na Globo, César Tralli interrompeu o noticiário para confirmar a perda de uma famosa professora paulista, que atuou por anos no Ministério da Educação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se de Eunice Durham, que faleceu na última terça-feira, aos 90 anos. Por conta do seu importante serviço para a educação do país, Tralli e a equipe do Jornal Hoje homenagearam a famosa com uma longa matéria na Globo.

Foi cremado agora pouco em São Paulo, o corpo da antropóloga e professora emérita da USP, Eunice Duham. Ela ocupou vários cargos no Ministério da Educação e teve um papel muito importante no sistema de ensino público do Brasil“, iniciou o âncora, chamando a reportagem de Natália Ariede.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A cerimônia de despedida de Eunice Durham reuniu agora a pouco parentes, amigos e admiradores num cemitério da região metropolitana de São Paulo. Eunice Ribeiro Durham, nasceu em Limeira, no interior de São Paulo. Nos anos 1960, depois de terminar o curso de Ciências Sociais da USP, se tornou professora titular da universidade, em uma época em que poucas mulheres ocupavam essa posição”, narrou a repórter, citando o pioneirismo da educadora.

“Ela teve uma importância muito grande em períodos bastante conturbados da nossa histórias. É uma triste perda“, disse Carlos Gilberto Carlotte, reitor da USP em seu depoimento para a Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Globo dedicou uma longa matéria no Jornal Hoje para homenagear Eunice Durham- Foto: Reprodução/Globo

A repórter do JH ainda falou sobre o vasto legado da ex-secretária do governo federal: “O legado da professora Eunice passa ainda pelo núcleo de pesquisa sobre ensino superior da USP, fundando por ela em 89. Em 1992, a professora chegou ao Ministério da Educação como secretária nacional de educação superior do governo Collor. No governo Fernando Henrique Cardoso, ela foi secretária nacional de política educacional e teve papel fundamental na criação da Lei de Diretrizes e Base, que regulamenta, até hoje, todo o sistema educacional do país”, seguiu matéria da Globo.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Com uma vida longa e cheia de energia, a professora Eunice Durham presidiu a CAPS, fundação ligada ao governo federal que financia bolsas de pesquisa. Integrou também o conselho nacional de educação. A professora Eunice Durham morreu de causas naturais poucos dias depois de completar 90 anos de vida”, encerrou Natália Ariede, devolvendo a palavra para Tralli.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes de seguir com o telejornal, o âncora também homenageou uma das educadoras mais famosas do Brasil: “Nosso muito muito obrigado a ela por tanto, e nosso sentimento de pesar pra família e pros amigos de Eunice Durham“, concluiu o jornalista.

Autor(a):

Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: erick.martins@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile