AGORA

Lula ciente: Tralli paralisa JH com decreto no INSS que antecipa pagamento para salvar beneficiários em 2025

César Tralli -Jornal Hoje - INSS (Foto: TV Globo)

César Tralli -Jornal Hoje - INSS (Foto: TV Globo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos últimos 2 anos, o instituto vem promovendo uma série de mudanças para facilitar a concessão do auxílio-doença e antecipar tempo de aguardo

César Tralli trouxe novas informações do INSS durante o Jornal Hoje, da Globo. Desde 2023, o Governo Federal tenta diminuir a fila de espera do benefício de incapacidade temporária, tornando o processo menos burocrático.

Segundo o apresentador, as agências do INSS têm recebido o atestado médico do auxílio-doença sem a necessidade de fazer o agendamento prévio. O procedimento acontece por senha. Porém, o papel tem que estar legível, sem rasuras e ter sido emitido há, pelo menos, 90 dias da data do pedido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a Previdência, a medida vale para todos os benefícios por incapacidade temporária que precisam de perícia inicial. A única exceção é o auxílio-doença por acidente de trabalho que vai continuar dependendo da avaliação presencial. Existe ainda a opção de entregar a documentação por aplicativo.

INSS
Os documentos também podem ficar registrados no aplicativo do Meu INSS (Foto: Governo Federal)

Agora, o benefício por incapacidade temporária também pode ter solicitação nas agências dos Correios. Existem mais de mais de 2,6 mil atendendo quem precisa fazer o pedido. Depois disso, os servidores reunirão a documentação, abrindo um requerimento no sistema do órgão público.

“Se ele estiver em conformidade, o segurado tiver as últimas 12 contribuições, ele tem o seu direito adquirido. Caso esse atestado não seja dado conformidade pela perícia médica, o segurado é avisado para agendar uma perícia médica presencial”, disse Vanessa Carvalho Rodrigues, gerente do INSS.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, como apontaram os dados levantados, quase 80% dos benefícios concedidos pelo INSS se referem à incapacidade temporária. Em junho de 2024, houve mais de 576 mil pedidos desse tipo de auxílio e cerca de 313 mil deles tiveram concessão aprovada. Este ano, o número deve subir ainda mais.

O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros (Foto: Agência Brasil)

Afinal, como solicitar o benefício de incapacidade temporária?

INSS trouxe mudanças na liberação do auxílio-doença, mas surgem novas regras (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

+ Contudo, veja ainda outras notícias de César Tralli, no Jornal Hoje, da Globo!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile