Comunicado de Tralli envolvendo o INSS atinge milhões de aposentados
Durante uma edição do Jornal Hoje, César Tralli pegou milhões de aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de surpresa. O motivo é que uma nova lei em vigor teve um alerta muito importante.
Sempre que o instituto precisa comunicar seus segurados de alguma decisão importante, ele usa seus canais oficiais e o aplicativo Meu INSS. Mas, telejornais como o Jornal Hoje também ajuda na disseminação da informação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E no dia 2 de fevereiro de 2024, César Tralli usou o espaço do Jornal Hoje para expor que o INSS estava convocando vários beneficiários do órgão para fazer a comprovação de vida. O âncora ainda deixou destacado que os aposentados que não fossem, poderiam ter o benefício cortado.
“O INSS está convocando 4 milhões de aposentados e pensionistas para fazer prova de vida. São pessoas que não foram identificadas pelo próprio instituto quando faz um cruzamento aí, de base de dados”, expôs César Tralli.
Além disso, na ocasião, o jornalista destacou que o beneficiário convocado tinha até 60 dias após a data da convocação para comprovar que estava vivo. O procedimento poderia ser feito indo até uma agência do INSS ou através do aplicativo Meu INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO É FEITA A PROVA DE VIDA DO INSS?
Atualmente, a comprovação pode ser feita por meio de cruzamento de dados, como declaração de Imposto de Renda e atendimento em rede pública de saúde. O próprio instituto regularizou em 2024 a forma de fazer essa prova para tornar o processo mais prático conforme informações do O Globo.
Os brasileiros que foram convocados em 2024 para a prova de vida tiveram que fazer isso porque não foram encontrados dados o suficiente que comprovassem que estavam vivos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE