ATENÇÃO MÁXIMA

“Muito importante”: Tralli paralisa JH com nova lei do INSS e comunicado atinge milhões de aposentados

24/07/2024 às 18h09

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
César Tralli faz alerta sobre o INSS (Foto: Divulgação)

César Tralli usou espaço do Jornal Hoje para comunicar milhões de aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que era necessário se atentar a lei que pode causar rompimento no benefício

Milhares de aposentados do INSS foram pegos de surpresa com um comunicado muito importante de César Tralli durante uma edição do Jornal Hoje da Globo. Acontece que o jornalista expôs uma lei que acerta em cheio quem é segurado do órgão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem é beneficiário do INSS, sabe que a manutenção do benefício depende de alguns fatores. Por exemplo, se você simplesmente deixa de sacar o seu salário, o órgão vai entender que você morreu, logo, ele vai cortar o benefício.

E para evitar esse problema, é necessário está atento aos prazos da prova de vida. Vale destacar que em 2023, o INSS seguiu utilizando dados das bases governamentais para comprovação de vida do beneficiário. Mas, graças a uma inovação introduzida pela Portaria MPS nº 723, de 8 de março de 2024, algumas modificações ocorreram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma delas é que a portaria impediu o bloqueio de pagamentos por não realização da prova de vida até o dia 31/12/2024. Isso quer dizer que graças a uma nova lei, os aposentados ganharam tempo para fazer a prova disso. E na edição do Jornal Hoje que ocorreu em 2 de fevereiro de 2024, César Tralli expôs uma notícia muito importante envolvendo a prova de vida.

“O INSS está convocando 4 milhões de aposentados e pensionistas para fazer prova de vida. São pessoas que não foram identificadas pelo próprio instituto quando faz um cruzamento aí, de base de dados”, avisou César Tralli na ocasião.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele ainda divulgou que destacou que o beneficiário convocado tinha até 60 dias após a data da convocação para comprovar que estava vivo. O procedimento poderia ser feito indo até uma agência do INSS ou através do aplicativo Meu INSS.

COMO É FEITA A PROVA DE VIDA DO INSS?

Hoje em dia, o INSS se baseia nocruzamento de dados, como declaração de Imposto de Renda e atendimento em rede pública de saúde. O próprio instituto regularizou em 2024 a forma de fazer essa prova para tornar o processo mais prático, conforme informações do O Globo.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que os brasileiros que foram convocados em 2024 para a prova de vida tiveram que fazer isso porque não foram encontrados dados o suficiente que comprovassem que estavam vivos. Se você já vez a prova ou não foi convocado, não precisa se preocupar.

aposentados
César Tralli
INSS

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.