No Jornal Hoje, da Globo, o âncora César Tralli confirma a nova lei anunciada que acaba atingindo os beneficiários do Bolsa Família
Na edição exibida em 05/02/2024, César Tralli, âncora do Jornal Hoje, da Globo, acabou pegando milhões de telespectadores de surpresa com uma notícia a respeito do Bolsa Família, o principal programa social do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como todos sabem, o Bolsa Família se trata de um Programa federal de transferência direta e indireta de renda que integra benefícios de assistência social, saúde, educação e emprego, destinado às famílias em situação de pobreza.
Assim, César Tralli confirmou uma nova lei sobre o programa e vocês irão entender todos os detalhes nesta sexta-feira (12). Na ocasião, foi noticiado que a revisão do cadastro do Bolsa Família excluiu 1,73 milhão de famílias unipessoais em 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com dados oficiais, havia 5,88 milhões de famílias unipessoais entre os beneficiários em dezembro de 2022. Número recuou para 4,15 milhões no fim do ano passado.
Pois bem, assim, César Tralli disparou: “Um milhão e setecencas mil famílias formadas por apenas uma pessoa foram excluídas do Bolsa Família no ano passado. Esse ano o Governo Federal vai analisar os dados de sete milhões de famílias que recebem o benefício. Vamos direto à capital Federal Brasília com a repórter Luisa Doyle que tem os detalhes aí, portanto dessa questão que impacta muito as pessoas que precisam do Bolsa Família, a gente que está inscrita no Cade Único”, disse Tralli, chamando a reportagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E aí a reportagem deu mais detalhes sobre o assunto: “Essa revisão cadastral acontece sempre no início do ano. Desta vez, 7 milhões de famílias beneficiárias do Bolsa Família terão os dados revisados. Elas estão ou com informações desatualizadas, ou então apresentadas inconsistências na renda declarada, ou na composição Familiar. De acordo com o governo, o objetivo é evitar o pagamento de benefícios de forma irregular. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, essas famílias vão receber mensagens no aplicativo do programa e também no extrato de pagamento do Bolsa Família”, explicou.
E então finalizou: “Normalmente essas mensagens são enviadas dois meses antes de alguma ação ser tomada, como a suspensão do pagamento, por exemplo. E aí as famílias podem procurar os centros de Referência de Assistência Social, os CRAS, para tentar regularizar a situação. No ano passado, 1 milhão e 700 mil Famílias unipessoais, ou seja, compostas por apenas uma pessoa. Foram excluídas do programa. De 2021 até o ano passado, o número de famílias unipessoais no Bolsa Família passou de 15% para 25% do total do programa. E aí depois desse pente fino, a quantidade dessas famílias unipessoais caiu de 5,8 milhões”, finalizou.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Martelo batido hoje (13): STF baixa ordem severa com NOVA LEI no Bolsa Família a partir de janeiro de 2025
● Nova lei do Bolsa Família garante saque EXTRA pra salvar beneficiários em novembro em apenas 3 passos
● Calendário divulgado: Caixa antecipa duas parcelas do Bolsa Família antes do Natal mais 6 EXTRAS
Qual é o calendário de pagamentos do Bolsa Família para julho?
Os pagamentos variam conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário. Confira as datas:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NIS final 1: 18 de julho
NIS final 2: 19 de julho
NIS final 3: 22 de julho
NIS final 4: 23 de julho
NIS final 5: 24 de julho
NIS final 6: 25 de julho
NIS final 7: 26 de julho
NIS final 8: 29 de julho
NIS final 9: 30 de julho
NIS final 0: 31 de julho.