Transformar multa em advertência e segredo ao dirigir: Como nunca ter a CNH suspensa em 3 passos simples
Bruno Zanchetta
Para nunca mais ter problemas com multas
De acordo com o artigo 261 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) são estabelecidas duas razões para a suspensão da CNH: infrações autossuspensivas e ultrapassagem do limite de pontos permitidos na CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Motivo este que deixa os condutores apreensivos na medida que a contagem de pontos começa a ser somada na Carteira.
COMO NÃO PERDER A MINHA CNH?
O site Autotempo consultou Roberson Alvarenga, CEO da Help Multas, rede de franquias especializada em recursos de multas de trânsito, processos de suspensão e cassação da CNH, para dar dicas de como evitar a suspensão da CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma estratégia recomendada é recorrer antes de acumular os pontos que são suficientes para suspender a CNH.
As infrações de trânsito tem quatro categorias com pontuações variadas, sendo: leves correspondentes a 3 pontos, médias correspondentes a 4 pontos, graves correspondentes a 5 pontos e gravíssimas correspondentes a 7 pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o artivo 267 do Código de Trânsito Brasileiro, se o condutor não tiver cometido nenhuma infração nos últimos 12 anos, as infrações de natureza leve ou média podem ser convertidas em advertência por escrito.
Recorrer as multas da CNH também é uma opção, para recorrer é necessário apresentar uma defesa prévia, sendo basicamente uma contestação da multa, como sendo indevida por exemplo.
“Esse tipo de contestação deve ser feito no prazo estipulado e os documentos devem ser devidamente apresentados como os previstos na Resolução 900/2022 Contran. Nesses casos, procurar um especialista no assunto pode facilitar o processo, por já saber o que fazer e como funciona o trâmite”, reforçou o CEO da Help Multas.
E por último e não menos importante, a atenção. Não dirigir sob o efeito de álcool ou drogas, respeitar os limites de velocidade, evitar manobras perigosas, estar sempre atento às sinalizações de trânsito e ter a CNH válida e com a validade em dia são alguns dos principais cuidados a serem tomados.
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.