TRE nega pedido de candidato ao governo de SP contra a TV Globo

28/08/2014 às 19h44

Por: Aloizio Júnior
Imagem PreCarregada
Programa irá ao ar após o Fantástico
Programa irá ao ar após o Fantástico

Alexandre Padilha queria que a emissora fosse obrigada a cobrir sua campanha; entenda

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou o pedido do candidato ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha (PT), contra a TV Globo. O objetivo era fazer com que o jornal “SPTV” fizesse a cobertura diária de sua campanha, o que não acontece porque a emissora estabeleceu que só cobriria candidatos que tivessem ao menos 6% das intenções de votos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, caso o pedido de liminar feito pela coligação Para Mudar de Verdade fosse acatado, outros partidos sem representação poderiam entender ter o mesmo direito. O juiz Marcelo Coutinho Gordo destaca em sua decisão o alto número de legendas.

“Em uma República como a nossa, onde se aglomeram mais de três dezenas de Partidos Políticos, hoje trinta e dois inscritos para ser exato, existe a possibilidade teórica da candidatura de inúmeros indivíduos a cargos majoritários, alguns dos quais sem qualquer representatividade popular e que em nome de uma igualdade absoluta, poderiam reivindicar espaço em mídia televisiva, ainda que só para isso existissem”, diz a decisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de reconhecer a representatividade e as “raízes históricas e democráticas” do PT, o juiz diz que as regras da emissora são válidas. Nas últimas pesquisas, Padilha aparece com 5% das intenções de voto, contra 20% de Paulo Skaf (PMDB) e 50% de Geraldo Alckmin (PSDB).

Procurada, a Central Globo de Comunicação disse que está aguardando a notificação para se posicionar. Mas alega que o candidato do PT já tinha cobertura duas vezes por semana nos telejornais da casa, mesmo estando abaixo do critério estabelecido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Decisão
Globo
sptv
Tv Globo

Aloizio Júnior ingressou na faculdade de Direito, mas é encantado por Medicina e hoje em dia é um vestibulando. Falar sobre TV sempre foi um hobby e faz isso desde 2008. Atento sobre todas as novidades no mundo da TV, entrou para a equipe do TV Foco em agosto de 2012.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.