Um trem ligando as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro terá 4 estações e custará 50 bilhões
Um trem ligando a cidade de São Paulo ao Rio de Janeiro vai deixar qualquer metrô do país no chinelo, com um investimento de 50 bilhões de reais e 4 novas estações que facilitaria para todos os cidadãos.
O transporte público é fundamental para todas as cidades grandes, ainda mais quando se une duas das principais de um país como o Brasil, e já está tendo estudos e análises para que isso seja efetivado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Poder360’, a TAV Brasil teve uma autorização no dia 22 de fevereiro de 2023 para construir um trem de alta velocidade interligando as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Exatamente 1 anos após a autorização, a empresa, durante revelou ao site que já avançou nos estudos para iniciar as suas obras e está fechando acordos para que consiga captar os recursos necessários para que o empreendimento saia do papel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O prazo para colocar esse trem em operação é para 2032, já que as obras estão previstas para se iniciarem apenas em 2027 e os estudos feitos pela TAV deve ser entregue a Agência Nacional de Transportes Terrestres até dezembro de 2024.
Além disso, de acordo com o projeto revelado pela TAV ao ‘Poder360’, a ideia é que sejam feitas, na trajetória, 4 estações, já que pensam em realizar uma parada em São José dos Campos (SP) e outra em Volta Redonda (RJ).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de já estar tudo muito bem planejado, um dos complicadores é o orçamento total de todo esse trabalho, já que está na casa dos 50 bilhões de reais. Estes recursos estão sendo levantados junto ao setor privado.
Qual a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro?
Do centro da capital de São Paulo até o centro da capital do Rio de Janeiro, a distância é de mais de 430 quilômetros e de carro se torna uma viagem de mais de 6 horas sem parada.