Três vezes em que Silvio Santos tentou copiar a Record e sua estratégia não deu certo
22/03/2017 às 10h47
Conforme antecipamos aqui no TV FOCO, Silvio Santos bateu o martelo e decidiu por lançar o “Primeiro Impacto” em uma versão policial na hora do almoço com Dudu Camargo e Marcão do Povo. O objetivo é combater o “Balanço Geral SP” da Record, que na cidade paulista é líder de audiência, inclusive com o quadro de fofocas “Hora da Venenosa”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa é mais uma estratégia de Silvio Santos, que basicamente consiste em desenvolver um produto igual ou muito semelhante ao produzido por sua principal concorrente. Pensando nisso, o TV FOCO resolveu listar 3 vezes em que o animador e empresário tentou “copiar” a Record e acabou fracassando em sua estratégia.
Vale dizer que não cabe aqui esconder que a Record também desenvolve produtos iguais ou parecidos com o de outros canais como a Globo, mas salientar algumas situações que vem se repetindo no SBT.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fofocando – 2016
Procurando combater o famoso quadro de fofocas “Hora da Venenosa” exibido dentro do “Balanço Geral”, Silvio Santos ordenou o desenvolvimento de um programa do gênero para ser exibido na hora do almoço. A apresentação inicialmente ficou por conta de Leão Lobo, Mamma Bruschetta e Homem do saco, além de contar com a colaboração do colunista Leo Dias. A criação e a sua organização foram feitas por Silvio Santos, com objetivo de ampliar a vantagem do SBT. Por não ter conseguido aumentar a audiência da emissora, o programa sofreu diversas alterações de horário e de duração, passando a ser exibido gravado pela manhã em uma das alterações que sofreu. O programa estreou com o título “Fofocando” no dia 1 de agosto de 2016. A mudança de nome para “Fofocalizando” foi feita em 23 de janeiro de 2017, dia em que o programa voltou a ser transmitido ao vivo durante o período vespertino. Hoje a atração está consolidada com médias de 6 pontos, mas em novo horário e bem longe de sua rival.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SBT Notícias com Neila Medeiros – 2013
Inicialmente, o “SBT Notícias” tinha intenção de ser uma versão mais leve do policialesco “Aqui Agora”. O nome, que também seria “Aqui Agora”, foi divulgado pela emissora em um anúncio durante a programação, em que admitia ter errado ao reprisar Carrossel pouco tempo após o seu término. Nos dias seguintes, o mesmo anúncio divulgou que o jornalístico se chamaria “Boletim de Ocorrências”, que por último foi alterado para “SBT Notícias”. O noticiário estreou em 23 de setembro de 2013, mas foi cancelado devido aos baixos índices de audiência conquistado por ele, tendo a sua última edição sendo exibida no dia 15 de novembro de 2013, após quase três meses de sua estreia. O horário ocupado pelo telejornal após seu cancelamento foi destinado a reprises da série Eu, a Patroa e as Crianças. Vale dizer que a ideia central desde o início era vencer o “Cidade Alerta” de Marcelo Rezende da Record.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lembra dela? Atriz mirim de Alma Gêmea está irreconhecível, vivendo longe dos holofotes e com profissão comum
● Eterno Cirilo de Carrossel dá basta, assume sobre sexualidade e confessa “Eu sou”
● Lembra dele? Jaime de Carrossel emagreceu virou um homem musculoso e está irreconhecível
Olha Você – 2008
O programa estreou no dia 1 de setembro de 2008 sob o comando de Claudete Troiano, Ellen Jabour, Alexandre Bacci e Francesco Tarallo. Tratava-se de uma atração, lançada pelo canal de Silvio Santos por volta das 16h que tinha basicamente o mesmo formato do “Hoje em Dia” da Record. Naquela época, o SBT queria ter uma revista eletrônica a altura daquela que a Record exibia em suas manhãs e para tal não poupou investimentos. O “Olha Você” pode ser considerado como um dos cenários mais bonitos já produzidos na história do SBT. O programa contava também com 4 apresentadores, entre eles Claudete Troiano como âncora do programa.
Autor(a):
Aaron Tura
Eu sou Aaron Tura, publicitário e jornalista, formato na universidade nas Faculdades Integradas Rio Branco. Atuo no mercado de TV desde 2010 sendo um grande admirador da área de atuação de TV e Famosos, com experiência em portal de notícias e na TV. Posso ser encontrado por em minha rede social @aarontura no Instagram