CONFIRA
Escândalo: O triste dia em que farmácia tradicional fechou as portas e dono foi preso
28/06/2023 às 0h16

Farmácia tradicional fechou as portas após escândalo
Na noite desta terça-feira (27), o TV Foco reuniu algumas informações e curiosidades sobre o dia em que uma farmácia tradicional fechou as portas, no ano de 2008.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No caso, estamos falando da Botica Ao Veado d’Ouro, que surgiu em meados de 1858, em formato de papelaria, livraria e lojas de miudezas em São Paulo. Porém em maio do mesmo ano, um farmacêutico se juntou à sociedade, época em que a cidade tinha apenas quatro farmacêuticos para atender toda a população.
Em meados de 1879, a farmácia estava fazendo muito sucesso e era sinônimo de credibilidade. Inclusive, não eram raros os clientes que simplesmente se recusavam a consumir medicamentos de manipulação que não fossem produzidos pelo estabelecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Botica Ao Veado d’Ouro (Foto: Reprodução/ Internet)
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Porém, tudo que é bom dura pouco, em 1998, a farmácia se envolveu em um escândalo envolvendo a falsificação do medicamento Androcur, que era destinado ao tratamento de câncer de próstata, segundo informações do site ‘Uol’.
Segundo algumas investigações realizadas na época, a Botica Ao Veado d’Ouro produziu cerca de um milhão de trezentos mil comprimidos de placebo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Além do VR, VT e 13º: Lei trabalhista em vigor em 2025 garante +1 benefício salvador aos CLTs
● Novo gigante dos supermercados chega com tudo em Curitiba, Paraná, para aniquilar o Atacadão em 2025
● Tarcísio ciente em SP: Shopping famoso confirma novo serviço em São Paulo para aniquilar Bourbon e Iguatemi em 2025
Sendo assim, a farmácia foi fechada pela Vigilância Sanitária por não estar em condições adequadas de funcionamento.
Toda essa situação marcou a Botica Ao Veado d’Ouro como um escândalo e com isso, em 2008, a farmácia encerrou suas atividades, tendo seus funcionários e donos realocados para a farmácia de manipulação Medida Exata, que ficava no bairro paulistano de Pinheiros e fechou em 2014.

Botica Ao Veado d’Ouro sendo notícia no jornal (Foto: Reprodução/ Internet)
DONO DA EMPRESA FOI PRESO?
A resposta é sim. Os sócios Edgar Helbig e Daniel Eduardo Derkatsheff Vera foram posteriormente condenados a 13 anos de prisão.
Inclusive, na época, a prisão dos dois foi até matéria do ‘Bom Dia São Paulo’, da Globo, comandado por Rodrigo Bocardi, que informou o telespectador.

Daniel Eduardo Derkatsheff Vera sendo preso e Globo noticiando (Foto: Reprodução/ Internet)
Autor(a):
Sophia Gonçalves Villanueva
Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: sophia.vilanueva@otvfoco.com.br