Relembre o dia em que banco brasileiro protagonizou um escândalo e após isso deu adeus ao país
Nesta quinta-feira (01), o TV Foco reuniu algumas informações e curiosidades sobre o dia em que um banco brasileiro protagonizou um verdadeiro escândalo e deu deu adeus ao país.
Para quem não sabe, estamos falando do Banco Nacional, que foi uma instituição financeira fundada pelo ex-governador de Minas Gerais, José Magalhães Pinto e seu irmão Valdomiro de Magalhães Pinto, em 1944.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, a Instituição Financeira havia conseguido se destacar muito por conta de seu pioneirismo em marketing esportivo, afinal, ele patrocinou o piloto Ayrton Senna, em uma época em que poucos falavam sobre isso.
Além disso, o Banco Nacional foi um dos principais bancos privados do Brasil, antes de sofrer uma intervenção do Banco Central do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O OCORRIDO
Na ocasião, a instituição financeira teria utilizado um jogo de Ponzi que o levou à falência no ano de 1995 com prejuízo de 581% sobre o valor contábil.
A fraude, que foi um verdadeiro escândalo, só foi descoberta pelo Banco Central como dito acima, sete anos após e , no final, o governo ainda acordou com a maior parte do prejuízo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações divulgadas no artigo ‘Banco Nacional: Jogo de Ponzi’, escrito por Fernando de Holanda Barbosa, que era professor da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, a série de fraudes feitas pelo Banco Nacional acabou gerando um saldo de dívidas em torno de 5,36 bilhões de reais.
O QUE ERA O ESQUEMA PONZI?
Os esquemas Ponzi oferecem aos investidores grandes juros em um curto período, e o sistema pode funcionar apenas a curto prazo. Porém, tudo depende da quantidade de novos investidores que integram o negócio.
Inclusive, existem algumas características para recrutar novos investidores, sendo elas:
- Promessa de altos rendimentos em curto prazo
- Rendimentos financeiros que não estão documentados
- Único promotor ou uma única empresa
- Movimentação apenas em dinheiro, e muito mais.