Um dos maiores portais do país deixou de existir, da noite pro dia, e situação deixou internautas sem saber o que aconteceu
Se você viveu o meio dos anos 90 inicio dos anos 2000 e já navegava pela internet, com certeza deve ter se deparado com alguns portais que eram verdadeiros coqueluches da época e que hoje ou foram esquecidos ou simplesmente deixaram de existir.
Por mais chocante que pareça, o Yahoo Brasil, um dos maiores da internet, acabou no grupo dos que deixaram de existir, o que foi um choque para a maioria que, apesar do Google, continuava a consumir seus conteúdos de notícias e curiosidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, vale mencionar, que uma grande fonte de memes na internet saiu justamente de uma parte do portal chamado “Respostas da Yahoo”.
O acesso a esse braço do portal era tanto, que existiam até comunidades em redes sociais intituladas “As melhores respostas do Yahoo”, mas essa parte também foi encerrada, porém em março do ano de 2021.
O fim …
A empresa já estava programando, para o fim do mês de março deste ano, o encerramento de seus negócios no País, que envolvem, além do conteúdo, as divisões de publicidade e negócios.
No fim de março deste ano de 2023, quem tentava acessar o portal ou qualquer link de notícia, ou conteúdo já publicado pelo pelo mesmo era automaticamente direcionado a uma página que exibe a barra de buscas da plataforma, serviço que continua em funcionamento no Brasil, junto com a mensagem:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A partir de 31 de março, o Yahoo Brasil não publicará mais conteúdo. Todos os outros serviços não serão afetados por essas alterações. Agradecemos a todos os leitores pelo apoio” – Dizia o comunicado
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim tanto o buscador e o email da empresa continua funcionando e disponível para usuários!
No mesmo dia, os mais de 100 profissionais que faziam parte da companhia no Brasil, foram comunicados da decisão da empresa e da alteração da proposta global de negócios.
Mas por quê acabou?
A justificativa que a empresa deu para o encerramento da operação no Brasil devido à escolhas para outras áreas mais lucrativas do que publicidade digital.
Sendo assim, todas as notícias e assuntos endereçados para o portal deixaram de serem produzidas e os demais serviços como o email e os navegadores, que ainda estão ativos, são administrados por equipes de fora do país
No fim do ano de 2022, o Yahoo anunciou um acordo global com de publicidade com a Taboola para que a empresa seja fornecedora de native advertising do veículo pelos próximos 30 anos.
A situação causou demissões em massa e cortes que atingiram cerca de de 20% do quadro ativo global do Yahoo.
Aqui no Brasil, a empresa tinha como negócio principal a oferta de serviços de mídia programática, que se resume na compra de anúncios para otimizar o processo em que as empresas se relacionam com a publicidade, no ambiente digital. sobretudo para TVs conectadas para digital out-of-home.