FORA DO AR
Desprezado pela SKY e NET: O fim de popular canal de TV ao despencar na audiência e encerrar atividades
02/05/2024 às 18h20

Emissora tinha como plano atrair público da internet
Um famoso canal de TV teve um triste fim, após surgir com a proposta de interagir diretamente com os internautas. Foram 2 anos tentando emplacar, mas o encerramento acabou sendo inevitável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 19 de julho de 2007, a Abril Radiofusão, do Grupo Abril, lançou a FizTV, na televisão por assinatura. Vindo da internet, o site Fiz acabou virando um canal popular, já que o conteúdo era, literalmente, baseado no próprio público.

Segundo a Folha de S. Paulo, a FizTV escolhia os melhores vídeos enviados ao portal online e exibia na programação. A grade era composta por atrações de produtoras independentes e a remuneração era de R$ 50 aos selecionados que disputavam nas redes sociais.
Porém, houve uma certa dificuldade em emplacar conteúdos da internet na televisão, principalmente nos pacotes pagos. A audiência esteve bem longe de render o que era esperado e, consequentemente, isso afetou diretamente os lucros.
De acordo com o Uol, por causa dos baixos índices, SKY e NET, que eram responsáveis por 73% das assinaturas do mercado na época, não incluíram a emissora na programação. E isso, lamentavelmente, acabou fazendo com que o grupo tivesse suas atividades encerradas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus e calote de R$ 552M: Jornal da Globo confirma falência de time de futebol tão grande quanto o Palmeiras
● Dívida de R$ 60BI: O anúncio de Tralli com falência devastadora de banco gigantesco após 40 anos
● R$25M e portas fechadas: Supermercado tão popular quanto o ExtraBom tem falência decretada no Espírito Santo

O que aconteceu com a FizTV?
Em julho de 2009, apenas 2 anos após sua estreia, o canal teve o sinal cortado pelo Grupo Abril. “A decisão foi motivada pela dificuldade em romper uma barreira praticamente intransponível que existe no Brasil para a distribuição de canais pagos”, justificaram.
Após 3 meses do encerramento, o Fiz virou um programa na extinta MTV Brasil, que era controlada pela mesma empresa. Assim como a parceira, a emissora musical saiu do ar na televisão aberta em 2014, voltando a pertencer à companhia internacional Viacom.
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br