Importante emissora de Tv, que marcou a década de 90 teve suas transmissões encerradas após se afundar em dívidas
Se você viveu a década de 80 e 90, já deve ter passado horas assistindo aos programas icônicos de uma famosa emissora de Tv que marcou a vida de muitos telespectadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Infelizmente, esse memorável canal saiu do ar após enfrentar severas crises financeiras. Estamos falando da inesquecível Rede Manchete, que encerrou as atividades oficialmente em maio de 1999.
Breve história
Fundada no inicio da década de 80, por Adolpho Bloch, a emissora produziu e exibiu a clássica Pantanal, que inclusive ganhou um remake da Globo em 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante os 16 anos que ficou no ar, a Manchete se destacou por sua programação variada e teledramaturgia.
Foi o canal responsável por revelar Xuxa Meneghel e Angélica, que anos mais tarde, migraram para a Globo e se tornado duas das maiores estrelas das décadas de 90 e anos 2000.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda nos anos 90, o canal atingiu o sucesso absoluto com Pantanal. A trama escrita por Benedito Ruy Barbosa fez com que a Manchete ultrapassando até mesmo a Globo, alcançando a liderança, fato inédito na história da emissora.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de Pantanal, ela produziu Dona Beija (1986), Kananga do Japão (1989), A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990), Amazônia (1991) Tocaia Grande (1995) e Xica da Silva (1996), outras novelas marcantes da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, todo esse sucesso, não foi o suficiente para salvar o canal e, após atravessar momentos conturbados, a Tv Manchete acabou falindo e sumiu das telinhas, deixando muitos brasileiros entristecidos.
Dívidas
De acordo com o portal DCI, a findada Rede Manchete faliu após acumular dívidas e processos administrativos.
Em maio de 1999, último mês do canal no ar, a empresa devia mais de seis meses de salário a mais de 1.500 funcionários, além de um grande passivo trabalhista e fiscal.
De acordo com o Notícias da Tv, nos últimos quatro anos, com a alta do dólar e o aumento da taxa de juros no Brasil, o valor da dívida que continua vigente já chega a 1 bilhão, dando cada vez menos esperança de que seus antigos funcionários e credores recebam o valor devido algum dia.
Os dados são da PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional). O órgão é responsável por cobranças fiscais e regulariza débitos de empresas que devem em todo o Brasil.
Leiloando tudo
O prédio da antiga TV Manchete, que ficava na Praia do Flamengo, foi arrematado em julho de 2008, por meio de leilão no valor de R$ 65 milhões, segundo dados divulgados pelo site Manchete.org.
A empresa que arrematou o imóvel projetado por Oscar Niemeyer, foi a Victória Vic Transporte e Logística, do Espírito Santo.
Já segundo o portal Exame, tanto a marca da Rede Manchete, como o arquivo de mais de 25.000 fitas da emissora, foram arrematados por meio de um leilão online, no valor de R$ 500,5 mil, no dia 14 de dezembro de 2021.
Um mesmo usuário, que pode ser uma pessoa física ou jurídica, adquiriu tanto as fitas de telenovelas como também a marca da Manchete.
Abrindo caminho para concorrência
Após a falência da TV Manchete, as concessões foram transferidas para os empresários Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho. Com isso o canal, abriu caminho e foi sucedido pela TV!, que pouco tempo depois se transformou em Rede TV!, no ar até hoje.
Vale mencionar, que na época, Pantanal foi adquirida pelo SBT, que reprisou a trama original no ano de 2018.
Como ficou as instalações da Tv Manchete?
Muitos brasileiros, no entanto, se perguntam o que aconteceu com o local aonde era sediada essa rede tão marcante.
Pensando nisso, o canal Nosy Drone, do YouTube, mostrou com riquezas de detalhes, aonde ficaram os camarins de artistas como Xuxa, Angélica e até mesmo o famoso Luiz Bacci, que foi revelado ainda na infância na Manchete.
Logo na entrada, os integrantes do canal encontraram um colar de diamantes escondido dentro de um dos cofres das instalações.
Sem mais produtos valiosos, foi possível se deparar com alguns móveis cenográficos, pisos falsos e algumas paredes decoradas com elementos de alguns programas.
Mesmo com todo o Glamour que a emissora tinha, tudo estava tomado por poeira e inúmeras teias de aranhas. Para completar, eles encontraram mais cofres contendo relíquias dos tempos em que a emissora estava no ar.
As oficinas onde consertavam os carros das cenas, a marcenaria onde construíam os móveis das novelas e o estacionamento das estrelas também apareceram nas imagens. Pilhas de fotos de personagens de novelas, negativos e slides da Manchete estavam espalhados pelo chão.
Apesar do lugar não estar completamente devastado, por inteiro, os estúdios sofreram algumas invasões. Em vestiários abandonados e banheiros, foi possível localizar pichações e outros detalhes de que curiosos já estiveram por lá em outros momentos.