ESQUECIDO

Estado deplorável, abandono e sem atividades: A triste situação que Shopping brasileiro gigante vive

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Shopping Floresta está abandonado (Foto: Divulgação)

Shopping famoso está abandonado e situação deplorável irrita moradores vizinhos

Um Shopping geralmente é conhecido por seu glamour e modernidade. Mesmo o mais antigo, costuma chamar a atenção por sua beleza e toque especial. Mas, há uma obra de um famoso empreendimento que hoje vive jogado às traças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se trata do Shopping Floresta, que sequer teve a oportunidade de ser aberto. Situado entre as avenidas Cristóvão Colombo e Mercedes e a Rua Félix da Cunha, em Porto Alegre, a obra tem aspecto de abandono e a estrutura se mostra em estado deplorável.

Segundo o site Gaúcha ZH (GZH), a obra iniciou em 1994, mas, em 2003 acabou lidando com uma enorme polêmica. De acordo com reportagem do Zero Hora, 35 famílias residentes de um edifício vizinho sofriam com rachaduras e danos causados pela obra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Grupo Isdra reforçou a segurança para evitar invasão (Foto: Anselmo Cunha/ Agência RBS)

Dessa maneira, a justiça mandou paralisar a construção do shopping na época, e posteriormente resultou em indenizações a pelo menos uma moradora afetada. O presidente do grupo Isdra, que é o responsável pela obra, alegou que os pagamentos aos vizinhos afetados haviam sido pagos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O empresário Eduardo Záchia Isdra, neto do fundador e atual presidente do Grupo Isdra, conversou com GZH e falou que a estrutura poderá ser aproveitada ainda. “Acreditamos que os próximos semestres possam apresentar um cenário mais favorável à construção civil, com possibilidades de crédito e investimento”, esclareceu ele na entrevista.

Para se ter noção do atraso da construção do shopping, entre 2012 e 2014, o Hotel Master Cosmopolitan, que dividiria estacionamento com o shopping, foi concluído, enquanto o empreendimento vizinho segue parado até hoje.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tapumes colocados para evitar a invasão (Foto: Anselmo Cunha/ Agência RBS)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAL O IMPACTO DO EMPREENDIMENTO NA REGIÃO?

Como a obra começou e nunca terminou, o impacto é visual e de segurança. E também em entrevista ao GZH, o gerente Marcus Vanin, que coordena o Shopping Astir Center Mall que também é uma empresa do Grupo Isdra, falou sobre os impactos e perspectivas do Grupo.

“Quem mora ali tem queixas maiores, claro, e o impacto visual existe, não tem como questionar. Gostaríamos de resolver esta situação hoje, mas não temos como. Isso nos frustra, pois nos preocupamos com a cidade e um dos propósitos do grupo é trazer impacto positivo para a cidade”.

A fachada atacada com pichações (Foto: Anselmo Cunha/ Agência RBS)

Sobre a questão de segurança do Shopping Floresta, Lívia Trois, diretora da rede hoteleira, esclareceu que a situação foi pior em anos anteriores. Ela expôs que os devidos cuidados foram tomados: “Reforçamos tapumes e grades para evitar invasões, além das rotinas internas e externas de ronda feita pela segurança privada”.

TEM PREVISÃO DE RETORNO?

O retorno das obras para a conclusão do shopping ainda não tem data prevista e por enquanto, os vizinhos seguem reclamando da poluição visual que deixaram no local.

Vizinhos do Shopping Floresta (Foto: Anselmo Cunha/ Agência RBS)

 

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile