Ao leste do estado do Tocantins, há quase 1,6 mil quilômetros quadrados de riquezas naturais em uma das mais importantes reservas ambientais de cerrado no país. O “Caminhos da Reportagem” desta quinta-feira (05), às 22h, na TV Brasil, mostra como vivem as comunidades no Parque Estadual do Jalapão. Destaca ainda as inciativas para preservar o capim dourado, um verdadeiro exemplo de respeito à natureza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conhecido como “ouro do Jalapão”, o capim é protegido por lei e só pode ser colhido uma vez ao ano, por artesãos cadastrados. No local, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) descobriram que a espécie tem um brilho único devido à riqueza de alumínio no solo do Jalapão. Todo esse cuidado ajuda a garantir veredas floridas e a sustentabilidade econômica, ambiental e cultural da região.
O programa revela por que o lugar é conhecido como “Deserto das Águas”: repleto de rios, cachoeiras e grutas, o parque do Jalapão guarda um imenso aquífero em seu subsolo. A região é um destino muito atrativo para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura no Brasil em um roteiro de tirar o fôlego.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A diversidade ambiental de uma das áreas protegidas mais importantes do país ganha visibilidade nacional a partir dessa produção da TVE Tocantins, emissora parceira da TV Brasil na Rede Pública de Televisão.
Serviço
“Caminhos da Reportagem” – quinta-feira (05) às 22h, na TV Brasil.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE