TV Brasil exibe documentário sobre racismo sofrido por Netinho de Paula; saiba mais

30/08/2016 às 9h51

Por: Vinícius Vieira
Imagem PreCarregada
Netinho (Foto: Reprodução)

TV Brasil estreia o documentário “Raça“, dirigido por Joel Zito Araújo e Megan Mylan, nesta terça (30), às 22h10. O filme apresenta a história de três pessoas na linha de frente da batalha contemporânea pela igualdade em um país que se orgulha de ser exemplo de democracia racial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A produção nacional mostra que apesar de viverem em um país com a segunda maior população negra do mundo e com a reputação de harmonia racial, os afrodescendentes permanecem praticamente ausentes dos salões do poder.

Filmado no período de 2005 a 2011 e lançado em 2013, o documentário “Raça” destaca a luta cotidiana de três personagens: o cantor e apresentador Netinho de Paula, na busca de consolidar uma emissora de televisão formada majoritariamente por funcionários afro-brasileiros; o senador Paulo Paim, na tentativa de aprovar o Estatuto da Igualdade Racial; e as ações da ativista quilombola Miúda dos Santos, para defender a posse de terras e o respeito às tradições da sua comunidade em Linharinho, próximo aos municípios de São Mateus e Conceição da Barra no Espírito Santo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vencedora do Oscar em 2009 pelo curta “Smile pink”, a diretora americana Megan Mylan desenvolveu o longa em parceria com o documentarista Joel Zito Araújo. O projeto é mais uma iniciativa do cineasta na sétima arte para debater a questão da identidade negra, tema já tratado em produções anteriores como seu filme de estreia “A negação do Brasil” (2000) e também na ficção “Filhas do vento” (2004).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Netinho
noticias da tv
TV Brasil

Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.