A TV Brasil estreia o documentário “Raça“, dirigido por Joel Zito Araújo e Megan Mylan, nesta terça (30), às 22h10. O filme apresenta a história de três pessoas na linha de frente da batalha contemporânea pela igualdade em um país que se orgulha de ser exemplo de democracia racial.
A produção nacional mostra que apesar de viverem em um país com a segunda maior população negra do mundo e com a reputação de harmonia racial, os afrodescendentes permanecem praticamente ausentes dos salões do poder.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Filmado no período de 2005 a 2011 e lançado em 2013, o documentário “Raça” destaca a luta cotidiana de três personagens: o cantor e apresentador Netinho de Paula, na busca de consolidar uma emissora de televisão formada majoritariamente por funcionários afro-brasileiros; o senador Paulo Paim, na tentativa de aprovar o Estatuto da Igualdade Racial; e as ações da ativista quilombola Miúda dos Santos, para defender a posse de terras e o respeito às tradições da sua comunidade em Linharinho, próximo aos municípios de São Mateus e Conceição da Barra no Espírito Santo.
Vencedora do Oscar em 2009 pelo curta “Smile pink”, a diretora americana Megan Mylan desenvolveu o longa em parceria com o documentarista Joel Zito Araújo. O projeto é mais uma iniciativa do cineasta na sétima arte para debater a questão da identidade negra, tema já tratado em produções anteriores como seu filme de estreia “A negação do Brasil” (2000) e também na ficção “Filhas do vento” (2004).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE