TV FOCO: você acreditava que sua critica sobre o carnaval teria a grande repercussão que teve, chegando até a conquistar a atenção de Silvio Santos?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rachel Sheherazade: Quando fiz o comentário sobre o carnaval no meu programa, o Tambaú Notícias, acreditava que ele teria certa repercussão, assim como outros temas que levantei em outras oportunidades de opinar. Mas, achava que a repercussão seria local, dentro da Paraíba mesmo. Não esperava que alguém fosse postar o comentário na internet e que esse video pudesse se espalhar tão amplamente, chegando ao conhecimento do Sílvio Santos.
TV FOCO: como foi que sua família e amigos reagiram quando ficaram sabendo que você tinha sido convidada a ser a ancora de um dos principais telejornais do Brasil?
Rachel Sheherazade: Ficaram muito felizes e assustados ao mesmo tempo. Nunca esteve nos meus planos deixar a Paraíba, e mudar tão radicalmente de vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TV FOCO: Atualmente, com o avanço das novas tecnologias, do crescimento da internet no Brasil, você acredita que o jornalismo tenha ganhado um aliado?
Rachel Sheherazade: Sem dúvida a internet é um grande aliado do jornalismo. É mais um veículo de multiplicação de notícias. Mas, como a rede é muito democrática também pode ser perigosa. É preciso saber onde obter informações, senão o internauta corre o risco de se desinformar.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Roberto Cabrini e equipe fazem história em 2024 na Record e são PREMIADOS 3 vezes
● Rombo multimilionário: Falso filho de Gugu é obrigado a abrir mão e devolver mansão de R$7M do apresentador
● Andressa Urach cospe na cara de famosa, leva surra em pancadaria e surge em foto com rosto ensanguentado
TV FOCO: Se não tivesse seguido a carreira de jornalista, qual seria a outra carreira que optaria?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rachel Sheherazade: Gosto de muitas áreas. Tenho afinidade com as artes. Poderia ser atriz ou arquiteta. Também gosto de publicidade e propaganda.
TV FOCO: Como vê a profissão de jornalismo no Brasil? Quais são as expectativas que os futuros profissionais podem ter em relação à carreira?
Rachel Sheherazade: Com o sucesso da internet, os jornalistas ganharam mais uma área de atuação. Assim, o mercado de trabalho, acredito, está mais generoso. Os salários no nordeste, região de onde eu venho, são muito baixos. Os jornalistas são obrigados a dividir o tempo entre TV, rádio, assessorias, fora os trabalhos tipo freelance… é muito desgastante e pouco rentável. Com a não obrigatoriedade do diploma, a concorrência é ainda maior e mais desleal. Então, acho que é preciso muito amor para seguir na profissão.
TV FOCO: O que diferencia o jornalismo do SBT das outras emissoras?
Rachel Sheherazade: O SBT tem um perfil inovador. Não tem medo de ousar. Além dos comentaristas especializados em política e economia, agora temos dois âncoras que emitem suas opiniões livremente sobre as principais notícias do dia. Onde mais você vê isso?
TV FOCO: O que você espera para o Jornalismo do SBT para os próximos anos? (Henrique)
Rachel Sheherazade: Espero que ele cresça cada vez mais: em audiência, qualidade e credibilidade.
TV FOCO: Você se sente orgulhosa de ter saído de uma emissora afiliada para bancada do principal telejornal da emissora?
Rachel Sheherazade: Claro. Eu costumo dizer que vivo o conto de fadas do jornalismo. Nunca mandei currículos para fora. Nunca visitei emissoras fora do meu estado. Nunca conheci ninguém de nenhuma emissora de rede. Estava quietinha no meu canto e fui percebida pelo dono do SBT em pessoa, que acreditou no meu potencial e decidiu me confiar a bancada de seu principal telejornal. Sinto muito orgulho, mas, mais do que orgulho, sinto gratidão, primeiro a Deus e depois ao Sílvio Santos.
TV FOCO: Foi noticiado aqui no TV Foco, que o Jornalismo do SBT seria mais “light” você é a favor?
Rachel Sheherazade: Não cabe a mim definir a linha editorial do programa. Eu visto a camisa e pronto. Mas, gosto de matérias que foquem a cidadania, os serviços… Sinto que, como jornalistas, estamos cumprindo nosso papel social: informando, e, através da informação, ajudando a mudar o país. Por isso, gosto muito do jornal que apresento.
TV FOCO: Qual á sensação que você sente quando o SBT Brasil fica na vice-liderança, é o reconhecimento do trabalho que vocês têm desenvolvido ao longo dos últimos meses?
Rachel Sheherazade: A audiência nesse horário é sempre oscilante, mas fico muito feliz quando estamos na vice. O SBT já foi a emissora vice-líder absoluta de audiência. Queremos reconquistar essa posição. E quando a audiência corresponde, vibramos. Apesar disso, não me deslumbro. Sei que a conquista da audiência não é algo que acontece da noite para o dia. É preciso investir todo dia, como quem investe em um relacionamento a dois. Com responsabilidade, seriedade, compromisso e qualidade, vamos chegar lá, no tempo certo!
TV FOCO: Nos últimos dias estamos vendo o SBT Brasil fechando consecutivamente em segundo lugar,acredita que a tendência seja que o telejornal consolide a vice-liderança nos próximos meses?
Rachel Sheherazade: Não sei se essa é a tendência. Mas, estamos nos esforçando para isso. Há tempo para tudo: tempo para plantar e tempo para colher. Como disse anteriormente, no tempo certo vamos ver os frutos desse nosso trabalho tão dedicado.
TV FOCO: Dentre os grandes acontecimentos que tivemos nos últimos anos, qual deles vocês gostaria de ter feito a cobertura e por quê?
Rachel Sheherazade: Não penso num fato em particular que gostaria de ter coberto, por que acredito que todo fato é importante, a repercussão deles é que muda. Enquanto repórter, fiz muitas coberturas e entrevistas, mas gosto de histórias com finais felizes, de matérias que deixem uma lição para a vida. Gostaria de não ter noticiado tantas tragédias, tantos dramas, tanta violência, tanta corrupção…
TV FOCO: Como é o seu relacionamento com o seu colega de bancada Joseval Peixoto?
Rachel Sheherazade: Diria que é maravilhoso, tanto no jornal quanto nos bastidores. Além de ser um profissional sério e irretocável, Joseval é um colega generoso, sábio, bem humorado… tem muitos predicados. Sou uma privilegiada por poder dividir a bancada e a semana de trabalho com o Joseval Peixto.
TV FOCO: Entre os jornalistas da televisão brasileira, quem você mais admira?
Rachel Sheherazade: A TV brasileira é fértil de bons profissionais. Seria injusta se elegesse apenas um.
O que significa pra você em no máximo três palavras:
Deus- a essência da vida
SBT – minha casa
Filhos – minha vida
Religião – encontro de fiéis que pensam semelhantemente
Audiência – um desafio
Sonho – crescer como pessoa e profissional
Produção e direção: Matheus Ramos
Apoio editorial: Aaron Racanicchi
Realização: TVFOCO