EITA!

Globo corta fenômeno do ar, não dá explicações e é desmascarada: “Não tem o que fazer”

21/12/2021 às 23h05

Por: Barbara Lira
Imagem PreCarregada
Gerson Brenner, ex-ator da Globo, completa 62 anos (Foto: Divulgação)

O telespectador notou mudanças repentinas em um dos capítulos mais famosos de O Cravo e a Rosa, da Globo

Durante a representação de O Cravo e A Rosa desta terça-feira (21), a Globo cortou uma cena histórica. Na sequencia de imagens, Buscapé (Luiz Antônio do Nascimento), um menino negro, pintava seu rosto e seu corpo de branco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Presenciando a situação, sua madrinha, Catarina (Adriana Esteves), fica completamente chocada com a situação, ao notar o preconceito enraizado no menino, tão novo:

“Nunca ouvi maior disparate! Qual o problema em ser preto, moleque? Uma cor tão boa, como outra qualquer. Ou fica dando ouvido a essas pessoas que não tem o que fazer e pensam que uns são melhores que os outros, hein?”, diz a atriz da Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Buscapé então rebate, alegando que quer ser branco, para conquistar mais sucesso: “Madrinha, uns são melhores que os outros! Os meninos brancos vão para a escola, estudam. Os moços brancos viram doutores. E eu? Não sei ler nem escrever. Já sou grande e nem as letras dos meus nomes eu conheço. Deixa eu me pintar de branco! Se eu fosse branco tinha de tudo”.

“Eu vou te ensinar a ler, a escrever também. A fazer conta, tudo! Quando já tiver aprendido, eu te boto na escola com os meninos do seu tamanho”, argumentava a protagonista da Globo na época. “Não vou querer, porque sou preto”, lamentava o garoto na cena.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

TELESPECTADORES COMENTAM SOBRE O ASSUNTO

Os fãs da trama da Globo logo notaram o corte na cena de O Cravo e a Rosa. Na internet, o assunto rendeu comentários: “Agora que percebi que cortaram a cena em que o Buscapé dizia que queria ser branco”, escreveu um internauta.

A Globo não se pronunciou sobre o porquê cortou a parte famosa da novela, no entanto, sabe-se que a emissora costuma fazer alguns ajustes nos tempos de episódios em reprises, e por isso é comum eliminar algumas partes.

Globo
Novelas Globo
o cravo e a rosa

Autor(a):

Bárbara Lira é uma jornalista recém-formada que sempre foi apaixonada por escrever boas histórias. Amar e ser realizada no trabalho é o mais importante para ela. Seu objetivo é evoluir um pouco a cada dia, para conquistar cada vez mais espaço e notoriedade no mercado.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.