O Dia Mundial da Hipertensão serve como alerta para a importância de manter hábitos saudáveis na rotina
A hipertensão é uma doença que afeta, estimadamente, mais de 1 bilhão de pessoas entre 30 e 79 anos no mundo todo, segundo a OMS. Desse modo, o consumo alto de sal acaba sendo um fator de risco para a doença se desenvolver cada vez mais.
Ainda de acordo com a OMS, apenas 1 em cada 5 adultos realizam o controle da pressão. Com isso em mente, cientistas desenvolveram um app que auxilia na redução do consumo do sal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOVO APP
Algumas mudanças na rotina podem ajudar a diminuir a pressão arterial, como: dieta saudável e redução do sal. Para auxiliar no processo, pesquisadores desenvolveram um aplicativo que ajuda na redução do alto consumo de sal. A tecnologia, criada na Unicamp, foi idealizada por Milena Perin com orientação da professora Marília Cornélio e apoio da Fapesp.
Os estudos tiveram quase um ano de duração, e, com a tecnologia, usuários conseguiam conferir informações e vídeos sobre a medição do sal e alternativas mais saudáveis. Conforme a pesquisa, o consumo do tempero teve uma redução de quase 5 gramas diárias no início, e passou para 3,5g.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após o uso do aplicativo, 67% dos usuários demonstraram vontade em continuar com a redução do sal em sua rotina. Infelizmente, a tecnologia foi desenvolvida exclusivamente para a pesquisa e não está disponível para download geral.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE