Alerta

“Desativação da conta”: Uber alerta sobre pagamento comum que leva a banimento do app em São Paulo em 2025

19/03/2025 às 8h15

Por: Gabriel Amaral
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Uber crava pagamento que leva ao banimento da conta (Reprodução: Montagem TV Foco)

Um pagamento muito comum em comércios está proibido na Uber e leva até mesmo ao banimento da conta em São Paulo

Um comunicado da Uber cravou o banimento da conta de seus usuários se optassem por um pagamento comum nos comércios.

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O caso ganhou repercussão em São Paulo e por conta disso a empresa precisou tomar algumas medidas para evitar maiores problemas.

O time do TV Foco especializado em Serviços, a partir de informações do portal da Uber, traz à tona as novidades sobre o aplicativo.

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Isso porque entrou em pauta a possibilidade do pagamento fiado, que deixaria o gasto para a próxima corrida, e o app já se pronunciou.

Afinal, o que é o pagamento fiado?

  • Muitos comércios, principalmente mais antigamente, davam a oportunidade para clientes fieis de pagar fiado;
  • Neste caso, a pessoa utiliza os serviços do estabelecimento, apenas anota seu nome em um caderno de ‘devedores’;
  • Na próxima vez que for ao local, paga o que está devendo, mas essa ação está cada vez mais rara;
  • Alguns usuários do Uber sugeriram a possibilidade do pagamento na próxima corrida, o que gerou problemas.

Não há fiado na Uber

Em 2024, na cidade de Osasco, em São Paulo, uma motorista da Uber acabou agredida por não permitir o pagamento fiado ao passageiro.

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Diante desse caso, a empresa se sentiu na obrigação de emitir um alerta em que confirma que não há a possiblidade desse pagamento.

Além disso, quem fizer isso corre o risco de ter a conta de usuário desativada pela empresa, já que é uma prática ilegal.

“A solicitação de viagens sem o devido pagamento pode resultar na desativação da conta do usuário na plataforma”, destacou a empresa.

Grande parte dos comércios não aceitam mais pagamento fiado (Reprodução: Internet)
Grande parte dos comércios não aceitam mais pagamento fiado (Reprodução: Internet)

Veja o que o motorista deve fazer nesse caso

Caso o passageiro afirme que não vai realizar o pagamento da corrida, o ideal é evitar a discussão para não ter confusão.

Neste caso, os motoristas precisam notificar a Uber sobre o não recebimento do valor da corrida por parte do usuário.

A empresa tomará as medidas cabíveis e até mesmo realizar a exclusão desse cliente da sua plataforma no aplicativo.

Além disso, também deve conceder algum reembolso ao motorista, já que realizou uma corrida de graça, de maneira forçada.

Uber
Uber é a maior empresa de aplicativo de corrida do Brasil (Reprodução: Reprodução/Internet)

Conclusões finais

Uma motorista da Uber acabou sendo agredida pelo passageiro por não aceitar o pagamento fiado em uma corrida que realizou.

Isso fez com que a empresa emitisse uma nota afirmando que essa atitude, de não quitar a dívida, leva a desativação da conta do usuário.

Veja mais matérias da Uber

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Qual a tarifa mínima da Uber?

A viagem mais barata que um passageiro pode fazer pelo aplicativo da Uber é de R$ 5,76, que é a tarifa mínima cobrada por viagem.

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Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

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