Complicado
Urgente: Uber passa o facão no aplicativo, desativa contas de motoristas às pressas e gera fúria GERAL
10/11/2023 às 17h50
Aplicativo deixa motoristas desnorteados ao desativar contas
De uns tempos para cá, o aplicativo de Uber foi muito utilizado para trabalhadores que encararam o desemprego ou apenas gostariam de fazer uma renda extra.
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De acordo com dados, ao longo de 2022, a Uber fez 7,64 bilhões de viagens. As viagens cresceram 24% em relação ao ano anterior. Vale destacar que a Uber tem 5 milhões de motoristas e 122 milhões de usuários mensais, aponta relatório
Empresa divulgou em agosto de 2022 que seus resultados financeiros do segundo trimestre superaram as previsões de analistas, com fluxo de caixa positivo pela primeira vez no período.
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Por maior que a Uber esteja se tornando, de acordo com informações do site Agora, no cenário atual de economia compartilhada, a empresa, uma das maiores do meio de transporte por aplicativo, encontra-se no centro de uma polêmica que envolve a desativação das contas de mais de 100 motoristas sem fornecer explicações adequadas ou a oportunidade de defesa.
UBER DESATIVOU CONTA DE MOTORISTAS?
Segundo informações do portal Agora, na quarta feira (08), mais de 100 contas do aplicativo da Uber foram desativadas e deixaram os motoristas de Porto Alegre e região sem resposta.
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Levando 40 desses prejudicados a realizarem protestos na manhã da quarta-feira em frente à sede da Uber na Avenida Carlos Gomes, em Porto Alegre.
Mesmo após desativação do aplicativo de motoristas e protestos, a única resposta que os motoristas receberam foi uma mensagem automática da empresa, alegando um padrão incomum relacionado a condutas com intenção de prejudicar ou manipular o funcionamento normal da plataforma. No entanto, os motoristas alegam que a própria Uber oferece a opção de aceitar ou recusar corridas e define também dinâmicas.
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De acordo com o departamento de jornalismo do Porto Alegre 24 Horas, um dos motoristas que teve a conta desativada e o mesmo afirmou que inclusive irá acionar as medidas judiciais cabíveis.
A empresa Uber emitiu nota de esclarecimento dizendo que: “A Uber esclarece que todas as desativações de contas estão fundamentadas nas políticas e diretrizes da plataforma, como o Código da Comunidade Uber, que foi criado para que a experiência com o aplicativo seja segura tanto para motoristas parceiros quanto para usuários”
“O Código proíbe atividades fraudulentas na plataforma, que afetam toda a comunidade, como por exemplo manipular o aplicativo, aceitar viagens sem ter o intuito de realizá-las ou prejudicar o oferecimento de solicitações a outros parceiros ao permanecer online sem intenção de realizar viagens”, continuou o comunicado.
A empresa também disse que segue rigorosamente o suporte: “Temos processos rigorosos em nosso suporte, feito por humanos, que analisam dados da conta e denúncias enviadas pelo aplicativo antes de tomar quaisquer medidas. Também contamos com processos de segurança recorrentes para prevenir condutas fraudulentas e desativar as contas identificadas que adotem tais práticas”
“Caso o motorista parceiro entenda que houve alguma situação equivocada na desativação de sua conta, existem procedimentos para que seja solicitada à equipe de suporte uma revisão da decisão”, concluiu.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]